Programa possibilita realização de cursos de qualificação profissional para estudantes da EJA
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), a partir da sua Gerência de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos (Gejai), promoveu, na última quinta-feira (29), uma formação para 52 professores envolvidos no Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Realizado em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o evento ocorreu no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cícero Franklin Cordeiro, em Arcoverde.
Participaram do encontro professores, coordenadores e gerentes do IFPE e da Rede Estadual. O objetivo foi fortalecer a colaboração entres as duas instituições responsáveis pelo programa, ampliando a qualidade da prática pedagógica e promovendo oportunidades para que mais estudantes da EJA tenham acesso aos cursos de qualificação profissional. A formação será replicada, no Recife, no dia 03 de setembro.
Desde 2013, a parceria entre o estado e o IFPE possibilita aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual a realização de cursos de qualificação profissional. O Ministério da Educação (MEC) projeta um aumento de 12,5% no número de matriculados no Proeja até 2027, destacando a importância da união entre instituições e a mobilização dos profissionais da educação.
“A formação representa um passo significativo rumo à valorização da educação profissional entre os jovens e adultos, promovendo inclusão e oportunidades para todos”, enfatiza Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos da SEE.