Tecnologia é o resultado de uma parceria em prol da segurança das escolas e entornos

Fruto de uma parceria entre a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Médio São Francisco, o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi lançado, nesta terça-feira (12), o aplicativo Guardiões da Escola. O evento aconteceu no auditório da GRE.

A ferramenta reúne tecnologia e ação integrada para reforçar a segurança no ambiente escolar, aproximando a comunidade das forças de segurança e garantindo respostas rápidas a ocorrências.

A iniciativa consolida o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a GRE e o quinto BPM, com foco em ações conjuntas e integradas para prevenir e responder rapidamente a situações de risco nas escolas e em seu entorno.

O Guardiões da Escola permite que gestores e profissionais registrem, de forma ágil e segura, ocorrências dentro e no entorno das unidades de ensino. O sistema possibilita incluir detalhes sobre os fatos, anexar imagens, garantindo respostas mais rápidas e efetivas por parte das autoridades.

De acordo com a GRE Sertão Médio São Francisco, o aplicativo simboliza um importante avanço na rede de proteção escolar, unindo tecnologia e atuação direta das forças de segurança. “Estamos fortalecendo a presença da segurança no cotidiano escolar e garantindo que alunos e educadores sintam-se protegidos para desempenhar suas atividades com tranquilidade”, destaca a gerente regional de Educação do Sertão Médio São Francisco, Célia Regina.