Evento foi promovido em parceria com o Consulado da Itália no Recife

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) foi palco, na noite desta terça-feira (15), das comemorações do Dia do Made in Italy. O evento foi promovido em parceria com o Consulado da Itália no Recife. A data, instituída pelo governo italiano em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, celebra a criatividade, inovação e excelência dos produtos italianos reconhecidos mundialmente.

O Made in Italy é realizado todos os anos em diversos lugares do mundo e o Recife foi a cidade brasileira escolhida para a edição de 2025, sendo a BPE o palco principal. O momento reuniu pessoas da comunidade ítalo-brasileira, autoridades, estudantes e entusiastas da cultura italiana. A programação destacou a contribuição da Itália para diversos setores, como a moda, design, arte, gastronomia, mecânica e tecnologia.

Um dos momentos marcantes foi o seminário dedicado aos arquitetos Giacomo Palumbo e Mario Russo, figuras com grande influência na história da urbanização do Recife. A atividade destacou o legado dos profissionais italianos na construção de importantes espaços urbanos da capital pernambucana.

Durante a abertura do evento, o gerente geral de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Cássio Melo, agradeceu a parceria e exaltou o momento. “Sem a Itália, nós não teríamos a beleza que a gente tem hoje no mundo. E para a educação, especificamente, acredito que o que já foi desenvolvido aqui é o que vem sendo realizado lá. É muito interessante a gente observar essas experiências”, disse.

Imagens: Josimar Oliveira

Além do debate, o público pôde conferir uma exposição de produtos Made in Italy, como veículos, tecidos, roupas, livros e quadros. Cada item simboliza a tradição, a qualidade e a sustentabilidade da indústria italiana. A programação foi coroada com uma degustação de gelados artesanais, proporcionando aos presentes uma imersão nos sabores típicos da Itália.

“É uma grande honra sermos escolhidos enquanto equipamento cultural de Pernambuco para um evento com porte internacional como esse. Estamos muito felizes em trazer a cultura italiana para nossa Rede escolar”, disse o gerente da BPE, Antônio Moura.

Entre as demais autoridades presentes, estava a cônsul da Itália no Recife, Maria Salamandra. “Aqui celebramos os produtos italianos que são reconhecidos por sua excelência na qualidade e que representam a cultura e o estilo de vida italiana. É muito importante essa parceria com a Biblioteca porque ela representa um ponto central da cultura aqui no Recife”, comentou a diplomata.