Evento reúne 47 profissionais que vão formar mais de 1.500 analistas

A Secretaria de Educação de Pernambuco realiza, até esta quinta-feira (14), uma formação que prepara multiplicadores para capacitar os analistas educacionais de todo o Estado. O evento, chamado Formação em Rede para Multiplicadores, reúne 47 profissionais que vão capacitar cerca de 1.500 analistas educacionais de toda a rede. O encontro acontece no Plaza Hotel, em Salgueiro, no Sertão, com o foco de aprimorar a atuação desses profissionais no apoio à gestão escolar.

A ação promove o alinhamento conceitual e técnico sobre as atribuições dos analistas no ambiente escolar, revisita orientações sobre o Sistema de Informações da Educação de Pernambuco e enfatiza o monitoramento de processos, indicadores e resultados como ferramenta estratégica de gestão.

A iniciativa também apoia as equipes no planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e execução de atividades e estimula o trabalho colaborativo e o compartilhamento de experiências entre os participantes.

“Momentos como este são de suma importância para a educação pernambucana. Promover espaços formativos e de integração entre as 16 Gerências Regionais de Educação é uma ação que vem se consolidando em todo o estado. Nestes dois dias, estamos imersos em uma jornada ao lado dos técnicos educacionais, com o objetivo de fortalecer e disseminar a ‘Formação em Rede para Analistas Educacionais’. E esse é nosso papel enquanto Gestão de Rede, destaca a secretária executiva de Gestão de Rede, Cassiana Lima.

Durante a formação, os multiplicadores recebem orientações sobre a importância dos sistemas de informação para a educação estadual, o uso do monitoramento como ferramenta de melhoria contínua, a gestão pedagógica orientada por dados, o planejamento estratégico e a utilização de indicadores de desempenho, a integração entre sistemas e processos de monitoramento e o papel do acompanhamento na identificação e correção de incoerências nos dados e procedimentos escolares.

“A formação representa um investimento na qualificação das nossas equipes e no fortalecimento da gestão escolar. Ao preparar multiplicadores, garantimos que o conhecimento alcance todos os analistas educacionais, impactando positivamente o desempenho da rede e a aprendizagem dos estudantes”, destaca a gestora de Monitoramento da Rede Escolar, Joselma Canejo.

A metodologia combina exposições dialogadas, oficinas práticas, estudos de caso e o compartilhamento de boas práticas. A ação é considerada estratégica para fortalecer o trabalho técnico-pedagógico dos analistas e das equipes da Coordenação Geral de Gestão da Rede, contribuindo para a qualidade da gestão escolar e o aprimoramento das políticas públicas de educação em Pernambuco.