Gênero musical é um dos mais antigos da música instrumental brasileira
O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) deu início, na noite desta quarta-feira (09), à programação musical que celebra o Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril. As apresentações foram do instrumentista João Paulo Albertim e do grupo paulista Fios de Choro.
O público compareceu em bom número para prestigiar a abertura musical do evento, que segue até sexta-feira (11), também com atividades educativas voltadas à valorização desse que é um dos gêneros mais tradicionais da música brasileira.
Mais cedo, ainda nesta quarta, a programação foi iniciada com uma oficina de bandolim ministrada por Marco César, homenageado desta edição. Considerado uma das principais referências do choro em Pernambuco e no país, o compositor, arranjador e ex-professor do CPM também comandou um workshop no período da tarde, reunindo estudantes e músicos interessados em aprofundar o conhecimento técnico e histórico do gênero.
Realizado anualmente, o evento tem como missão ampliar o interesse do público pelo choro e promover o intercâmbio artístico entre músicos de diferentes regiões do Brasil. Além das apresentações, a programação inclui oficinas de cavaquinho e pandeiro, rodas de choro e outras atividades formativas, todas gratuitas e abertas ao público.
Para a gerente geral do CPM, Janete Florêncio, a iniciativa reafirma o papel do Conservatório na preservação e difusão da cultura musical brasileira. “O choro é um patrimônio cultural do Brasil, e iniciativas como esta são fundamentais para manter essa tradição viva. O Conservatório tem um compromisso com a formação musical e o fortalecimento das nossas raízes. Celebrar o Dia Nacional do Choro é valorizar a nossa história e inspirar novas gerações de músicos”, destacou.



Fotos: Demisson Costa
Confira a programação dos próximos dias:
Quinta (10/04)
Oficina de Cavaquinho – João Paulo
Horário: 09h às 12h
Workshop – João Paulo
Horário: 14h às 17h
Apresentação Musical e Entrega da Placa ao Homenageado
Horário: 19h30 – Marco César e Quinteto da Paraíba
Sexta (11/04)
Oficina de Pandeiro – Fios de Choro
Horário: 09h às 12h
Workshop e Roda de Choro
Horário: 14h às 17h

