Abertura teve palestra e apresentação musical

Começou nesta terça-feira (06) o Festival Valdemar de Oliveira, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM) para celebrar a vida e a obra de um dos mais importantes nomes da cultura musical de Pernambuco. Com entrada gratuita, a programação segue até sexta-feira (09), com palestras, recitais, concertos e apresentações de grupos musicais, destacando as contribuições do compositor, pesquisador, médico e grande incentivador das tradições artísticas pernambucanas.

A abertura do festival aconteceu no Estúdio CPM, com a palestra Vida e Obra de Valdemar de Oliveira, apresentada pela neta do compositor, Thiana Santos, e pela gerente geral da instituição, Janete Florencio. Em seguida, o pianista Fernando Müller realizou um recital em tributo ao homenageado. Entre as músicas do repertório estavam a “Valsa da mão esquerda” e “Eulina”.

Para Janete Florencio, o festival reafirma o papel da instituição na valorização da memória musical do estado. “O festival tem o objetivo divulgar e difundir para as novas gerações quem foi esse personagem tão ilustre, tão importante para o século XX em relação à questão da cultura. Ele tinha muitas habilidades e todas com muita relevância, com muita influência. Era um influencer do século XX. E o Conservatório está trabalhando aqui sua faceta musical, em homenagem aos seus 125 anos”, destaca.

Ao longo da semana, a programação continua com diversas atividades. Nesta quarta-feira (07), o encontro será no auditório É do Povo, no Museu do Cais do Sertão, também às 19h30, com a palestra intitulada explanação: O estudioso e compositor de frevos e músicas populares, conduzida por Climério de Oliveira e Marcos FM. A noite contará ainda com apresentação de frevos da Banda Sinfônica do CPM, sob regência de Thiago de Sá.

Na quinta-feira (08), as atividades retornam ao Estúdio CPM com a palestra As operetas de Valdemar de Oliveira, apresentada por Sérgio Deslandes. O Coro de Câmara do CPM, regido por Mônica Muniz, fará uma participação especial, com narração de Thiana Santos.

“É com muita honra que eu estou aqui neste evento. Eu costumo dizer que eu conhecia o vovô Valdemar e também o homem dos sete instrumentos. Ele atuou em tantas áreas dentro da área de música, como pessoa, como um empreendedor na área cultural, como crítico… são tantas facetas que serão colocadas nesses dias de homenagem”, destaca a neta de Valdemar.

O encerramento do festival será na sexta-feira (09), com a palestra A obra para canto-piano de Valdemar de Oliveira, ministrada por Nadja Souza. A noite contará com interpretações de Ailton Ramos, Avner Ranier, Camila Fernandes, Hadassa Rossiter e Yane Ramalho.