Exposição celebra 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e países da Europa Central
A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) recebe, até o dia 14 de agosto, a exposição “EsLOVEnia e seus encantos culturais”, que celebra os nove anos de parceria entre o Estado e o Consulado Honorário da Eslovênia. A mostra também marca os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e países da Europa Central.
Realizada em parceria com o consulado esloveno, a exposição faz parte do evento “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo – Cases de Internacionalização”, iniciativa voltada à troca de experiências e ao fortalecimento de vínculos culturais e institucionais.
A mostra ocupa o hall da biblioteca com objetos típicos, camisas da seleção eslovena de futebol, uma réplica do primeiro abecedário do país e 24 painéis informativos que apresentam aspectos da história, tradições, paisagens e símbolos nacionais, além de conexões com o Brasil.
A cerimônia de abertura da exposição aconteceu nesta segunda-feira (21), e contou com a presença do cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michael, e de outros representantes diplomáticos, como Jiří Jodas (República Tcheca), Débora Buarque (Áustria), Maria Salamandra (Itália) e Antonio Henrique Neuenschwander (Grécia).
O gerente da BPE, Antônio Moura, disse que a exposição tem um grande valor cultural. “Celebrar a cultura de outro país dentro da Biblioteca Pública é também celebrar o conhecimento, a diversidade e o diálogo entre os povos. A BPE se orgulha de ser esse elo entre Pernambuco e o mundo”, afirmou.

