Eventos atraíram amantes da boa música

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) iniciou, nesta terça-feira (02), uma série de atividades musicais gratuitas em comemoração ao Dia do Choro, gênero tradicional da Música Popular Brasileira. O primeiro evento da programação aconteceu no Teatro de Santa Isabel com as apresentações dos violonistas 7 cordas Rogério Caetano e Gian Corrêa. No repertório, várias músicas compostas por músicos brasileiros de referência.

“A cidade do Recife é muito importante culturalmente e musicalmente. Então, poder trazer um pouco da música brasileira, que também se cultiva aqui, é uma alegria muito grande”, contou o músico Gian. Seu parceiro de palco, Rogério, compartilha do mesmo sentimento. “Tocar aqui nesse palco tão especial é um motivo de muita satisfação. O gênero choro é muito amado. Por isso, é super importante a gente sempre celebrar essa música que é tão brasileira”, completou.

As comemorações do Dia do Choro homenageia Bozó | Imagem: Josimar Oliveira

A edição 2024 das comemorações do Dia do Choro do CPM homenageia o professor e violonista 7 cordas Ewerton Brandão Sarmento (Bozó). Além dos shows no Teatro de Santa Isabel, o evento conta ainda com a parte educativa, com workshops e oficinas no auditório do CPM.

Na quarta (03), as atividades começam pela manhã no auditório do CPM com a Oficina do Choro, comandada pelos violonistas 7 cordas Bruno Nascimento e Rafael Marques. À tarde, a programação conta com um workshop com a cavaquinista e compositora brasileira, Luciana Rabello, no mesmo local. Já a noite, o Teatro de Santa Isabel volta a fazer parte do roteiro com shows da dupla Bruno Nascimento e Rafael Marques e do grupo Mandinga.

No terceiro e último dia de celebrações, haverá a Oficina do Choro com Beto do Bandolim e Bozó, a partir das 09h, e às 14h começa o workshop com Rogério Caetano e Gian Corrêa. Essas duas programações acontecem no auditório do CPM. À noite, no Teatro de Santa Isabel, acontece o show de encerramento com a renomada cavaquinista Luciana Rabello.

“O choro tem uma relação muito profunda com Pernambuco. Então, ao realizar esses eventos, a gente está promovendo a nossa identidade cultural. Para nós, que fazemos o Conservatório Pernambucano de Música, é uma grande satisfação celebrar este gênero, especialmente agora que foi reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil”, destaca a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.

Programação do Dia do Choro acontece no Teatro de Santa Isabel e no CPM | Imagens: Josimar Oliveira

Historicamente, Pernambuco desempenha um papel fundamental na formação e desenvolvimento do Choro com músicos de peso como João Pernambuco, Tia Amélia, Luperce Miranda, Severino Araújo, entre outros. O Conservatório Pernambucano ocupa um lugar de destaque no fomento e preservação do gênero por ser a primeira instituição no Brasil a formalizar o ensino do choro desde a década de 1970.

Programação completa

Dia 02/04

Show de Abertura com Rogério Caetano e Gian Correa

Local: Teatro de Santa Isabel

Horário: 19h

Dia 03/04

Oficina de Choro com Bruno Nascimento e Rafael Marques

Local: Conservatório Pernambucano de Música

Horário: das 09h às 12h

Workshop Luciana Rabello

Local: Conservatório Pernambucano de Música

Horário: das 14 às 17h

Show com Bruno Nascimento e Rafael Marques

Local: Teatro de Santa Isabel

Horário: das 19h

Show com Grupo Mandinga

Local: Teatro de Santa Isabel

Horário: das 20h

Dia 04/04

Oficina de Choro – Beto do Bandolim e Bozó

Local: Conservatório Pernambucano de Música

Horário: 09h às 12h

Workshop com Rogério Caetano e Gian Corrêa

Local: Conservatório Pernambucano de Música

Horário: 14h às 17h

Show com Luciana Rabello

Local: Teatro de Santa Isabel

Horário: 19h