Iniciativas foram desenvolvidas em unidades de ensino de várias regiões do estado
Na semana que antecede o tão aguardado primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, diversas escolas da rede estadual de Pernambuco têm promovido eventos com atividades de relaxamento para seus estudantes. São iniciativas que ajudam a aliviar a pressão e a ansiedade que precedem esse que é um dos momentos mais decisivos dos jovens. Além disso, promovem o bem-estar e a autoconfiança.
Na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, localizada no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, mais de 150 concluintes tiveram um aulão de revisão, mas também receberam massagens para aliviar a tensão muscular em stands montados em parceria com uma faculdade privada. O momento também foi marcado com orientações nutricionais para que os alunos possam ter uma alimentação equilibrada e focada na manutenção da energia. Kits com lanche, caneta e água também foram distribuídos.
A estudante Aline da Silva Pereira disse que essa interação foi de suma importância. “Nessa última semana, a gente fica naquela ansiedade. Não conseguimos dormir, nem comer direito. Então esse momento com os amigos e professores foi muito importante“, relatou.


Fotos: Divulgação
Em Caruaru, a Erem Arnaldo Assunção organizou um momento de relaxamento com zumba e treinamento funcional, acompanhado por profissionais da área de Educação Física. Um psicólogo também conversou com os estudantes sobre saúde emocional mental, além de realizar um encontro com os pais e responsáveis para que eles contribuam da melhor forma para a preparação dos jovens.
“Foi um ano de muito estudo. Agora é hora de descansar, de relaxar, ouvir boa música e estar com os amigos. E nada melhor do que estar na escola nesses momentos de descontração. Fortalecemos os laços entre instituição de ensino, estudante, amigos, família e toda a comunidade escolar. Acreditamos nos nossos estudantes e temos a certeza de que serão recompensados”, exalta a gestora da unidade, Débora Adelane.


Fotos: Divulgação
A saúde emocional com acompanhamento de psicólogos também foi destaque na Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcante, situada na cidade de Limoeiro, Agreste. Os encontros com os estudantes ajudaram na redução da ansiedade e do cansaço mental, para que os jovens possam se concentrar e gerenciar suas emoções.
Outra ação importante aconteceu em Tacaratu, no Sertão. A Erem João Batista de Vasconcelos preparou o “Encontro dos Feras”, com uma agenda repleta de oficinas recreativas envolvendo mensagens motivadoras, jogos colaborativos, dança e palestras inspiradoras. Os estudantes também fizeram um passeio numa chácara da região. Além de reduzir a ansiedade, os momentos promovem a autoestima, criando um ambiente mais positivo e encorajador.
“O apoio que nós recebemos da direção da escola e, em especial, o apoio dos professores, foi fundamental para a construção desse ciclo. Tivemos várias etapas de simulados, que nos ajudaram muito a aprofundar o saber. Nosso momento de descontração também colaborou para aliviar toda essa tensão que estamos vivendo, respeitando nossos limites humanos. É uma experiência rica em conhecimento, que faz com que nossa jornada tenha sido leve”, relata a estudante Lays Helena Nunes.
