Edital do concurso foi lançado durante um evento na comunidade do Xambá, em Olinda
A identidade visual do próximo enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, será escolhida por meio de um concurso do qual participarão estudantes e professores das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional Metronorte. O evento de lançamento do edital foi realizado nesta quinta-feira (25), no centro cultural Grupo Bongar-Xambá, localizado no bairro de São Benedito, em Olinda, Região Metropolitana.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), estudantes e representantes de escolas da rede estadual, diretores da Unidos do Viradouro e demais convidados. Para celebrar o momento, a escola de samba Preto Velho de Olinda fez uma apresentação.
Mais de 50 mil estudantes matriculados e cerca de quatro mil servidores da rede pública poderão participar do concurso. A ideia é que eles confeccionem um cartaz com o símbolo do enredo que será estampado em todas as plataformas, elementos e materiais da escola de samba carioca.
Fotos: Josimar Oliveira
O enredo 2025 da Viradouro será “Malunguinho, o mensageiro de três mundos”. Uma comissão da agremiação irá analisar os materiais e escolher o cartaz. O vencedor ou vencedora será convidado para acompanhar o desfile da agremiação no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio.
“O tema será trabalhado em sala de aula. Então, o ganho pedagógico desse concurso é muito grande”, destaca o coordenador geral de educação integral e profissional da GRE Metronorte, Wanderson José Oliveira. “A comunidade do Xambá é reconhecida como o primeiro quilombo urbano do Brasil. Essa região pertence à rede de quilombos de Malunguinho. Inseridas nela, temos duas escolas. Por isso, a região foi escolhida”, conclui.
Para a aluna Laryssa Kelly Barbosa, do oitavo ano da Escola de Referência em Ensino Fundamental Sigismundo Gonçalves, em Olinda, essa é uma grande oportunidade de expandir os estudos sobre a cultura ancestral. “Além de aflorar o conhecimento das pessoas sobre suas origens, também é muito importante porque vai dar visibilidade ao nosso Estado”, disse a estudante, que estava presente no lançamento do edital.
Fotos: Josimar Oliveira
Como participar do concurso
As escolas da GRE Metronorte que desejam participar do concurso podem ter acesso ao edital CLICANDO AQUI.
O estudante ou professor interessado deve preencher um formulário de inscrição, anexar o arquivo digital do cartaz, que deve ser produzido à mão, e entregar o original na sede da regional, que fica no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Os prazos do processo estão detalhados no edital.
“Estamos imensamente felizes de poder lançar esse concurso, para trazer representatividade e originalidade através do traço do artista pernambucano. O cartaz é a principal imagem de divulgação da identidade visual que a gente pretende representar no desfile. Então, esse apoio, essa integração cultural, é o que mais a gente busca aqui em Pernambuco”, disse o carnavalesco da Viradouro Tarcísio Zanon.