O encontro propôs celebração, diálogo e integração da equipe

A Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou, na quarta-feira (13), uma comemoração dos 15 anos do Programa de Educação Integral em Pernambuco, completos no dia 10 de julho, e uma roda de diálogos sobre o setembro amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio. A ação, realizada na sede da SEE, teve como objetivo integrar a equipe sobre temáticas relevantes da pasta. 

Fotos: Josimar Oliveira

A ocasião celebrou o Programa de Educação Integral de Pernambuco, que foi criado a partir da Lei Complementar n° 125 de 10 de julho de 2008. Esse modelo educacional articula competências sociais, emocionais e cognitivas a partir da ampliação do tempo de permanência do estudante na escola. O objetivo é investir em projetos que atuem em prol das múltiplas inteligências dos jovens.

Já a alusão ao setembro amarelo teve o intuito de conscientizar e informar sobre a prevenção ao suicídio, além de passar mensagens de acolhimento sobre a importância da vida. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Fotos: Josimar Oliveira

A secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Ana Cristina Dias, foi quem conduziu a ocasião. Segundo ela, o momento foi importante por oportunizar a equipe a refletir sobre as questões abordadas. 

“A integração foi muito oportuna para, além de celebrar e acolher os novos membros da equipe, refletirmos sobre questões tão importantes. Podemos juntar os assuntos abordados aqui, pois devemos estar atentos às questões sociais e possíveis consequências de problemas de saúde mental nas escolas”, destacou a secretária executiva.