Data histórica é marcada com uma exposição aberta ao público
A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) abre as portas para uma exposição que celebra os 200 anos da imigração dos povos de língua alemã. Essa é uma parceira da instituição com o Consulado Alemão no Recife. O evento fica aberto ao público a partir desta sexta-feira (24) até o dia 28 de junho.
Nesta quinta (23), aconteceu a abertura oficial da exposição, que é intitulada ‘Jornada para o Brasil: história das migrações dos povos de língua alemã”. Estiveram presentes representantes e funcionários da BPE, do Consulado Alemão além de frequentadores do equipamento.
Imagens: Josimar Oliveira
São mais de 30 painéis informativos colocados no hall de entrada da Biblioteca que contam a história da chegada dos primeiros povos de língua alemã no Brasil e como se estabeleceram as relações diplomáticas, comerciais e culturais entre a Alemanha e o Brasil.
“Esse evento é um movimento que traz a cultura de outro país e dá acesso à população. Nós, como propulsores de conhecimento de cultura, queremos poder impactar a população com culturas de outros países, pra abrir a mentes, colocar pessoas em contato com esse novo mundo e assim a gente poder fazer a diferença na vida do jovem, do usuário, do idoso, do adulto que frequenta nossa Biblioteca”, destacou a gerente geral da BPE, Renata Lapenda Lins.
A exposição estará aberta ao público em geral durante o funcionamento da BPE, que é de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h.
O cônsul-geral da Alemanha para o Nordeste, Johannes Bloos, também exaltou o momento. “Para nós é um evento que reflete a amizade entre o Brasil e a Alemanha. Estamos abrindo essa exposição para mostrar um pouco como, nesses 200 anos, se desenvolveu a imigração desde a Alemanha para o Brasil”, disse. A exposição abre também a Semana da Língua Alemã, evento anual promovido pelo Consulado.
Imagens: Josimar Oliveira