O tradicional desfile de 7 de setembro aconteceu na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, no Recife
Neste domingo (7), 39 escolas da Rede Estadual de Ensino junto com a banda marcial da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), participaram do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, um dos eventos mais importantes para as escolas de Pernambuco que possuem bandas e fanfarras. Cerca de 3.037 estudantes participaram do desfile, organizado pelo Governo do Estado, Forças Armadas e prefeituras, na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, no Recife.
O evento faz parte da comemoração do 203º aniversário da Independência do Brasil e reuniu escolas de cinco Gerências Regionais de Ensino (GRE), sendo quatro da Região Metropolitana do Recife e uma banda da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Confederação do Equador, do município de Paudalho, na Zona da Mata Norte.
“Neste 7 de Setembro, celebramos a soberania nacional e refletimos sobre a importância da educação para um país independente. A independência é um processo contínuo, construído em salas de aula e projetos educacionais. Uma nação se torna mais livre e justa ao investir em conhecimento e valores democráticos. Reafirmamos nosso compromisso com um futuro onde a educação prepare nossos jovens para transformar o Brasil em um país mais justo e solidário”, ressalta a secretária Estadual de Educação em exercício, Cassiana Lima.




Fotos: Josimar Oliveira / SEE
Um verdadeiro show de civismo e talento. Entre as apresentações, os estudantes da rede estadual de ensino mostraram suas habilidades na música e na dança, unindo a riqueza da cultura popular pernambucana a clássicos já conhecidos pelo público presente.
“O desfile cívico de 7 de setembro é, sem dúvida, o mais importante para os alunos. É a ocasião em que as bandas e fanfarras exibem o trabalho que desenvolveram ao longo do ano nas escolas. Desde o primeiro contato com a música até a apresentação, os estudantes mostram seu talento. O desfile de Pernambuco se destaca por ser o único estado a realizar um desfile civil, representado pelas escolas em conjunto com os militares e as Forças Armadas. É um momento especial, que conta com a presença da governadora, a maior autoridade do estado. É um momento mágico para eles”, destaca Ivison Menezes Russo, supervisor de música da Gerência de Ações Culturais da SEE





Fotos: Josimar Oliveira / SEE

