O Projeto Compesa Na Estrada Rumo à Escola usa jogos interativos e a realidade virtual para explicar  o ciclo da água e seu uso consciente 

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), lançou, nesta terça-feira (15), o programa Compesa Na Estrada Rumo à Escola. A cerimônia foi realizada no auditório da sede da SEE, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O Projeto Compesa Na Estrada promove a sensibilização dos visitantes a respeito das temáticas ambientais, trazendo a reflexão sobre sua condição, contexto social e a necessidade da mudança de comportamentos e hábitos na área socioambiental. 

No evento de lançamento estavam presentes a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva, o secretário de Recursos Hídricos de Saneamento de Pernambuco, José Almir Cirilo, o presidente da Compesa, Romildo Bezerra Porto, o diretor de Empreendimentos e Sustentabilidade da Compesa, Guilherme Freire ,e a secretária geral da Compesa, Débora Mendes. 

“O programa já roda o Estado há alguns anos, levando a consciência socioambiental e, especificamente, em relação ao saneamento para todo o estado de Pernambuco. E nós percebemos, ao longo desses anos, que as crianças absorvem mais rápido essas informações do que os adultos e levam o conhecimento para dentro de casa. O caminhão Compesa Na Estrada chega aos estudantes da Região Metropolitana neste segundo semestre de 2023, mas a ideia é expandir o projeto para todas as unidades do estado”, explica Guilherme Freire, diretor de Empreendedorismo e Sustentabilidade da Compesa. 

Visando a educação ambiental de forma mais atrativa, usando a linguagem tecnológica, o programa conta com a utilização da unidade móvel de educação socioambiental, que corresponde a uma carreta acoplada a um caminhão com diversos equipamentos eletrônicos instalados internamente, onde acontecem atividades interativas como jogos de realidade virtual, permitindo a exploração pelos estudantes através de conteúdo didático com as temáticas: ciclo da água, o seu uso consciente, a importância do meio ambiente e dos recursos naturais, os tipos de tratamento de água e esgoto, o descarte correto dos resíduos, reforçando os benefícios do saneamento para a sociedade. 

“O programa traz uma linguagem atual, mais virtual, de uma forma com que a gente consiga transmitir todos os conhecimentos que precisamos dentro da temática do tratamento e captação da água. Dentro do caminhão, transmitimos um mundo virtual, onde o estudante consegue absorver as informações com uma linguagem mais lúdica e de forma mais rápida do que se a gente estivesse dentro de uma sala de aula”, reforça Débora Mendes, secretária geral da Presidência da Compesa.

A estimativa do projeto é que, ainda em 2023, aconteçam turnês Compesa Na Estrada Rumo à Escola nas Gerências Regionais Recife Sul, Recife Norte, Metropolitana Sul e Metropolitana Norte, atendendo em torno de 4,3 mil visitantes.