O evento reuniu estudantes do curso de gastronomia, comunidade e chefes renomados  

Alunos do curso de Gastronomia da Escola Técnica Estadual (ETE) João Bezerra, localizada no bairro da Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, participaram, na noite da última quarta-feira (08), do evento “Empreendedorismo em Foco”, que faz parte do programa “Bora Empreender”. A atividade é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), em parceria com a Gerência Regional de Ensino (GRE) Recife Sul, e que promove formações de negócios aos estudantes que buscam empreender. 

Em sua primeira edição, o evento também incluiu moradores da comunidade. O objetivo era expandir os horizontes e desenvolver as competências dos jovens e adultos interessados em encontrar soluções criativas para problemas complexos, para si e para a comunidade em que vivem, qualificando os  profissionais que possam ter um preparo para empreender de forma consciente e profissional. “Estamos estimulando e qualificando o empreendedorismo na comunidade escolar e, futuramente, na comunidade local”, explica o chef e professor de gastronomia Erick Buarque. 

Para inspirar os futuros empreendedores, as palestras contaram com convidados especiais, escolhidos pelas suas trajetórias ligadas à comunidade, priorizando cases locais, como os já considerados os melhores chefs de Pernambuco: Natália, do Bar do Cabo; o gastrólogo, cozinheiro,  chef consultor e super premiado por suas receitas Gastrólogo, Chef Danilo Vieira, do Bar do Vieira; e a professora de empreendedorismo, marketing, gestão e negócios do IFPE, Paava Filgueira.

A atividade contou com palestras que tinham em sua ementa os seguintes temas: conceitos sobre empreendedorismo; perfis de empreendedores; características que se destacam no espírito empreendedor e inovador. 

“A palestra foi muito enriquecedora. Aprendemos muita coisa e sobre persistência, sabemos que é um ramo muito difícil, mas como foi citado pelos palestrantes, a concorrência não existe e juntos podemos fazer muita coisa. Esse curso é grandioso para o nosso bairro da Brasília Teimosa, pois já temos o nosso polo gastronômico, e trazendo essa educação de forma técnica, podemos ampliar o leque de oportunidades, melhorias e até mesmo novos empreendimentos”, contou, empolgada, Adrielly, aluna do primeiro ano do curso de gastronomia.