Representantes das GREs Recife Sul e Metropolitana Sul apresentaram o modelo integral na Rede Estadual e falaram ainda sobre ações implementadas nas escolas do Estado

Três professoras da Rede Estadual de Ensino estiveram, neste mês, apresentando palestras sobre a educação de Pernambuco na Alemanha. As docentes Viviane Gomes (gestora da GRE Recife Sul), Izabel Sena (servidora da GRE Metropolitana Sul) e Alessandra Xavier (servidora da GRE Recife Sul) expuseram seus trabalhos na Universidade de Siegen sobre ações que são implementadas em escolas jurisdicionadas às respectivas gerências regionais.

Tendo como tema a educação integral em todo o Estado, a gestora da região do Recife Sul, Viviane Gomes, falou sobre a sua experiência à frente de umas das 16 GREs que compõem a rede estadual de ensino. Além disso, temas como a matriz curricular, as metodologias, entre outros no âmbito pedagógico foram apresentados no evento.

Em seguida, as professoras Izabel Sena e Alessandra Xavier falaram sobre como funciona o modelo de educação integral em Pernambuco. Na ocasião, foram apresentadas as características de uma Escola Técnica Estadual (ETE) e toda a estrutura de uma escola do tipo. “Termos apresentado isso na Alemanha foi incrível porque pudemos trocar experiências com os presentes, saber como é que funciona a educação básica no País”, disse Izabel Sena.

“O mais importante foi termos visto um interesse dos que estavam ali presentes quando falamos sobre o poder de realizar uma transformação nas vidas dos estudantes (sobre como eles eram capazes de ir mais longe do que imaginavam). Foi uma experiência ímpar para todas nós”, disse Viviane Gomes, gestora da GRE Recife Sul.