Evento reuniu diversas autoridades diplomáticas

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE), em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e o Consulado Argentino , celebrou o Dia do Tango com uma apresentação de música e dança do duo Los Locturnos. O evento, realizado, na última sexta-feira (06), destacou a riqueza dos estilos musicais da Argentina. A iniciativa faz parte da programação cultural mensal da BPE, dentro do Projeto Tango, promovido pela representação diplomática no Recife.

Estiveram presentes a gerente geral de Gabinete da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Fátima Timóteo; a secretária executiva da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Raiane Aguiar; a superintendente do Programa Ganhe o Mundo, Anarruth Corrêa, a gerente geral do CPM, Janete Florêncio; e os cônsules Julieta Grande (Argentina), Felix Sterr (Alemanha), Lan Heping (China), Maria Salamandra (Itália), Iara Dubeaux (México), Rodrigo Maia Galvão (Romênia) e Rodolfo Fehr (Suíça).

O evento teve como objetivo principal a integração cultural entre o Brasil e a Argentina, criando um espaço de troca e de celebração por meio da música e da dança. O tango, que tem as suas raízes na cidade de Buenos Aires no final do século XIX, é um dos maiores símbolos culturais do país, sendo conhecido mundialmente pela sua intensidade emocional, elegância e dança apaixonada.

“O tango é uma expressão que se consolidou como um símbolo de identidade para os argentinos e é simultaneamente uma manifestação universal de emoções e encontros culturais. Foi uma grande honra e satisfação poder realizar este evento”, destacou o gerente interino da BPE, Antônio Moura.

Exposição

Até o dia 31 de janeiro de 2025, acontece a exposição interativa histórico-cultural “Uma Viagem no Tempo pelos Marcos do Tango”, que oferece uma imersão fascinante na evolução desse gênero musical, desde suas origens até a sua transformação contemporânea. 

Com uma série de banners informativos, a exposição conta a história do tango através das suas figuras icônicas como Carlos Gardel e Astor Piazzolla, apresentando a trajetória do gênero até o tango eletrônico, com grupos inovadores como Tangueto e Gotham Project.