Eles foram recebidos pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas
Um dia de grandes homenagens aos paratletas pernambucanos. Os representantes do estado na delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 participaram de um evento, nesta quinta-feira (12), no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, que celebrou todas as suas conquistas e esforços. A data ainda ficará marcada para sempre na memória das referências pernambucanas Raimundo Nonato, do futebol de cegos, e Maria Carolina Santiago, da natação, que foram eternizadas no Espaço Pernambuco Imortal, na Arena de Pernambuco.
As homenagens começaram logo pela manhã, no Palácio do Campo das Princesas, onde os paratletas Raimundo Nonato, Evani Calado, Andreza Victoria, Maria Carolina Santiago, Philipe Rodrigues, Fernanda Yara, Erick Matheus e Gabriel Mendes foram recebidos pela governadora do estado, Raquel Lyra. O encontro reforçou o compromisso do governo estadual com o esporte paralímpico e o apoio aos talentos que brilham mundo afora.
Fotos: Filipe Jordão
“Para nós do Governo de Pernambuco, e para mim, como cidadã, vocês são motivo de muito orgulho e é uma honra recebê-los. Vimos daqui o quanto vocês conseguiram encher o estado de orgulho com a garra e a capacidade de superação de vocês. Por isso fiz questão de poder chamá-los aqui, para agradecer, em nome do estado de Pernambuco, parabenizar por toda essa entrega de vocês ao esporte e por nos representar tão bem como brasileiros”, declarou a governadora.
Também presente na homenagem, o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, ressaltou a importância do momento para os atletas. “É um gesto até pequeno, dada a grandeza da carreira deles, mas um gesto muito importante, tanto que conta com a autoridade máxima do estado, reconhecendo o valor de todo o esforço que eles tiveram ao longo da carreira, o valor dos resultados que conquistaram. Para nós que os apoiamos por meio da secretaria executiva de Esportes, é uma honra e uma alegria muito grande”, disse.
Pernambuco Imortal
O segundo momento de homenagens foi voltado para Raimundo Nonato e Maria Carolina Santiago. Os paratletas, que integram o programa de incentivo ao esporte Time Pernambuco, foram devidamente eternizados no Hall da Fama do esporte pernambucano. Raimundo e Carol deixaram marcados seus pés e mãos, respectivamente, no Espaço Pernambuco Imortal, localizado na Arena de Pernambuco, que é dedicado a reconhecer os grandes nomes do esporte no estado.
Apenas na segunda edição de jogos paralímpicos em que disputa, Maria Carolina Santiago se tornou a maior paratleta brasileira na história das Paralimpíadas, com seis ouros conquistados. Com o grande resultado obtido em Paris, ela ultrapassou as paratletas Adria Santos e Terezinha Guilhermina, ambas do atletismo, no quantitativo geral de ouros conquistados. A nadadora pernambucana agora detém um total de dez medalhas em jogos paralímpicos, sendo seis ouros, três pratas e um bronze.
“Para ser bem sincera, eu estou muito emocionada e honrada de ter recebido essa homenagem. É incrível ver que isso está sendo eternizado no meu estado, para que possa vir a inspirar novos atletas, que possa vir a inspirar as pessoas que vierem aqui olhar esse espaço. Eu estou muito feliz mesmo e muito orgulhosa também de fazer parte dessa história dos grandes atletas de Pernambuco”, finalizou Carol.
Fotos: Filipe Jordão
Raimundo Nonato, natural de Orocó, no Sertão do estado, é referência na modalidade do futebol de cegos. Foram quatro Paralímpiadas disputadas e quatro medalhas conquistadas, sendo três de ouro e um bronze. “É uma honra muito grande para mim. Fico muito emocionado com tudo isso. Viver esse momento para mim é algo que eu jamais poderia imaginar em minha vida. Poder estar do lado de ídolos que eu cresci vendo atuar é uma emoção indescritível. Me sinto muito honrado”, completou.
Os paratletas se juntam a outros grandes nomes que já fazem parte do Espaço Pernambuco Imortal, como os atletas Montanha, José João da Silva, Jenifer Nascimento, Cisiane Dutra, Keila Costa, Ricardo Rocha, Rivaldo, Yane Marques, Felipe Nascimento, Adriana Salazar, Joanna Maranhão, Bárbara Micheline, Samira Rocha, Filipe Silva, Rafael Padilha, Fernando DDI, Jemima Alves, Ted Monteiro, Cláudio Cardoso, Phelipe Rodrigues, Roseane Ferreira, Suely Guimarães e Manoel Tobias.
Passaporte Esportivo
Em meio às homenagens, os paratletas do remo, Erick Matheus e Gabriel Mendes foram agraciados com passagens aéreas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Remo que será disputado em São Paulo no mês de outubro. As passagens foram emitidas através do programa Passaporte Esportivo que auxilia atletas, técnicos e equipes esportivas pernambucanas no transporte para competições nacionais e internacionais.
“É um ótimo incentivo para nós gente o estado fornecer estas passagens aéreas. Isso já nos tira um peso enorme e podemos focar apenas no treinamento. Estamos realmente muito gratos com as passagens e vamos continuar a preparação para chegar forte na competição e se Deus quiser voltar para casa com o tricampeonato brasileiro do remo”, disse Erick.
Fotos: Filipe Jordão