Evento reuniu profissionais da área, estudantes e interessados

Em celebração ao Dia do Bibliotecário, a Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) promoveu, nesta terça-feira (12), uma palestra com o tema “Bibliotecas e Bibliotecários na Era da Inteligência Artificial”. O evento aconteceu no auditório da instituição, que fica no centro do Recife, e reuniu profissionais da área, estudantes e interessados em discutir os impactos das novas tecnologias no universo das bibliotecas e nas funções dos bibliotecários.

A palestra foi ministrada pela professora Edilene Silva, docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que abordou como a Inteligência Artificial (IA) vem transformando o trabalho nas bibliotecas, bem como as novas oportunidades e desafios que surgem a partir dessa revolução tecnológica.

Durante o evento foi debatido sobre a crescente importância da IA na organização, preservação e na acessibilidade das informações. A ação incentivou ainda na reflexão sobre o futuro da profissão em um mundo digitalizado.

“A escolha do tema para a palestra contemplou todas as atualizações, tomando uma permanente sintonia com o que há de novo no campo tecnológico e na produção também dos saberes e fazeres na área profissional. Um diálogo e conexão que traz um fôlego, uma nova vida e miríade de possibilidades de atuações profissionais e criações no campo específico da biblioteconomia”, destaca o gerente da BPE, Antônio de Moura.