Evento de lançamento do material aconteceu nesta quinta

A Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Médio São Francisco criou uma cartilha que orienta os profissionais de educação das 84 escolas da Rede Estadual jurisdicionadas a esta GRE a identificarem sinais de problemas relacionados à saúde mental dos estudantes e como proceder com o acolhimento. O evento de lançamento do material aconteceu nesta quinta-feira (13), no auditório da Uninassau em Petrolina.

Na solenidade, estiveram presentes gestores, professores, técnicos educacionais, membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público de Pernambuco, Conselho Tutelar, além da população em geral. A cartilha, intitulada “Notificação Compulsória: Material de Apoio para Profissionais da Educação” traz instruções sobre violência autoprovocada e interpessoal, monitoramento da saúde mental, como abordar os estudantes que apresentem sintomas e os locais para tratamento.

Imagens: Máximo Novaes

“É importante que os profissionais da educação sejam instruídos a identificar os sinais de problemas mentais, pois isso lhes permite oferecer um suporte adequado aos estudantes que possam estar enfrentando tais desafios. Os profissionais podem encaminhar as crianças e os jovens para tratamento especializado, reduzindo assim o impacto e a gravidade desses problemas”, destaca a gerente regional de Educação Sertão do Médio São Francisco, Célia Regina Carvalho.

Durante o evento de lançamento da cartilha, os psicólogos da GRE realizaram uma palestra para instruir os gestores e professores sobre os procedimentos de identificação e acolhimento. Uma cópia impressa da cartilha ficará à disposição em cada escola. Além disso, a versão digital do material já está sendo distribuída para os profissionais.

A cartilha “Notificação Compulsória: Material de Apoio para Profissionais da Educação” pode ser acessada CLICANDO AQUI.