Formação continuada teve como temática as relações étnico-raciais
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), através da Gerência de Educação Quilombola, realizou, entre os dias 12 e 16 deste mês, a II Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Quilombola a partir da temática do ano letivo “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença”. Os encontros aconteceram de forma híbrida, online e em nove polos espalhados pelas 11 Gerências Regionais de Educação (GREs) onde há turmas quilombolas, contemplando 397 educadores.
A formação teve como objetivo principal aprofundar a discussão sobre relações étnico-raciais e suas implicações nas práticas pedagógicas. A temática do ano letivo, que orienta as práticas educativas de todos os professores da Rede Estadual, foi explorada de maneira abrangente, com foco nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A proposta visou promover reflexões críticas sobre a presença e o impacto do racismo no ambiente escolar e na sociedade, destacando a importância de enfrentar a invisibilidade, a negação e o silenciamento associados a questões raciais.
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“Momentos formativos como esse para professores da Educação de Jovens e Adultos Quilombolas só fortalece o processo de formação continuada dos professores. Espaços como esse consolidam um processo de formação que coaduna uma conjuntura importante para a educação em Pernambuco nesse recorte para as comunidades quilombolas e para os nossos estudantes. “, comentou o gerente de Educação Quilombola, Romero Almeida.
A formação também incluiu oficinas práticas que permitiram aos participantes explorar metodologias específicas para aplicar a temática nas quatro áreas de conhecimento abordadas. Assim, os educadores vão poder ter subsídios ainda mais elaborados para incorporar em suas atividades pedagógicas diárias.