A Etapa Região Metropolitana e Zona da Mata está sendo realizada no Parque de Exposições do Cordeiro até a próxima segunda-feira (03)
Está oficialmente aberta a última etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe). Centenas de professores, estudantes e público em geral lotaram o Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, para prestigiar o início da Etapa Região Metropolitana e Zona da Mata. A feira é uma iniciativa inovadora no Estado e busca promover o debate sobre educação, diversidade e igualdade racial em todas as regiões de Pernambuco. Esta será a última etapa do circuito, que já passou pelo Agreste e Sertão, e será realizada até a próxima segunda-feira (03).
O CLIPE visa ampliar o debate e valorizar as contribuições de pensadores e atores sociais negros, indígenas e quilombolas, através de rodas de conversa, lançamentos de livros, bate-papos com autores e apresentações culturais. Tudo com o intuito de reconhecer a importância do letramento racial e a necessidade de representatividade nos currículos e materiais didáticos. O tema escolhido para esta edição foi “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”.
Foto: Filipe Jordão
“Esse evento é uma grande celebração da nossa cultura periférica, ancestralidade e também da literatura. Essa é a nossa última etapa de um projeto que conquistou todo mundo por onde passou. Mais uma vez criamos uma grande programação para o público conhecer mais a fundo sobre essa importante temática. Vamos homenagear também várias pessoas que têm relação e trabalham diariamente nas periferias de Pernambuco, valorizando seus trabalhos”, convidou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.
A estudante Ráiclaff Anahí, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Antonio Alves de Araújo, situada no município Amaraji, na Zona da Mata Sul, é uma grande fã de livros, principalmente os de suspense. Ráiclaff passeou com os colegas por todos os estandes montados procurando os melhores livros do segmento e as melhores promoções. Ela já vinha acompanhando tudo que acontecia nas etapas anteriores do CLIPE e estava ansiosa para ter a oportunidade de conhecer de perto essa novidade.
“Gostei muito dessa proposta do circuito. Poder proporcionar essa feira em diversas regiões do Estado é muito importante para valorizar e dar acesso a todo mundo. Tava esperando ansiosamente para vir conhecer esse projeto pessoalmente. Consegui achar muitos livros interessantes de suspense e terror, que são os que eu mais curto”, comentou Ráiclaff.
Ainda durante o evento, foi realizada uma homenagem para grandes referências, ativistas, artistas e defensores da cultura periférica de Pernambuco. Entre os homenageados está Maria do Carmo da Silva, mais conhecida como Carminha, que representa o Maracatu Baque Mulher. Ela recebeu as devidas homenagens pelos serviços prestados a toda a comunidade. “A palavra que me define é orgulho! Poder estar sendo homenageada ao lado de pessoas tão importantes para o nosso Estado é motivo de muito orgulho para mim. É uma alegria imensa estar participando deste momento”, disse.
Foto: Filipe Jordão
A Etapa Região Metropolitana e Zona da Mata marca o encerramento da primeira edição do Circuito Literário de Pernambuco. Antes de chegar ao Recife, a feira foi realizada no Parque de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, na Etapa Agreste, entre os dias 22 e 27 de abril. Na sequência, veio a Etapa Sertão, em Serra Talhada, no Sesc, iniciando no dia 06 de maio e finalizando no dia 11 de maio.
Foto: Filipe Jordão