Primeira parte da comemoração está repleta de eventos interessantes para os amantes e estudiosos da música

Neste mês de agosto, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que pertence à Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e é a maior referência na formação de músicos no Estado, está completando 93 anos. Com o objetivo de celebrar esse marco tão significativo, durante todo o mês o CPM vivencia uma programação com concertos, cursos, palestras e masterclasses, tendo as revelações da casa como protagonistas.

Na primeira semana de agosto, foi realizado o curso “Os Gestos da Regência Coral”, ministrado por Homero Magalhães Filho, professor de regência coral em Paris e diretor artístico de festivais de música no Brasil e no exterior. A atividade foi uma capacitação direcionada aos estudantes e professores da área.

Já na última quarta-feira (02), alinhado ao projeto “Quartas Musicais”, a pianista pernambucana e ex-aluna do CPM, Maria Clara Fernandes, apresentou um recital com repertório belo e virtuoso, que transitou entre Johann Sebastian Bach a Astor Piazzolla. O espetáculo aconteceu no estúdio do CPM, localizado no bairro de Santo Amaro, Recife.

“Esse momento tão importante de aniversário da instituição merece uma programação especial. Com as Quartas Musicais, cursos e outros, procuramos agraciar tanto o público interno quanto o externo. Tudo é gratuito, pois nosso objetivo é que todos possam interagir com a gente, desfrutando e adquirindo conhecimento sobre música”, explicou a gerente geral do Conservatório, Janete Florêncio.

Dando sequência a primeira parte da programação, nesta segunda-feira (07), às 19h, o Professor Homero vai promover a palestra “Diapasão, Afinação e Temperamentos”, voltada para músicos, professores e aberta ao público em geral, no estúdio do CPM.

Nessa mesma semana (de 07 a 11 de agosto), o Professor Homero vai iniciar o curso “Prática Orquestral”, com a Orquestra Acadêmica, que culminará em um concerto de música barroca, na próxima sexta-feira (11), na Igreja São Pedro dos Clérigos, às 20h, no Pátio de São Pedro, localizado no Centro do Recife.

Em continuidade ao projeto das Quartas Musicais, no dia 09, o pianista Bruno Mota, que fez sucesso com a sua apresentação na recente edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2023, vai apresentar um recital. As peças que Bruno performará são de compositores russos, como Bortkiewicz e Szymanowski, bem como peças dos autores brasileiros Almeida Prado e Júlio Braga.

Mais informações detalhadas dos próximos concertos, cursos, palestras e masterclasses serão divulgadas em breve.

Confira o que vem por aí na sequência da programação dos 93 anos do CPM:

Quartas Musicais – Estúdio do CPM:
· 09/08 Recital Piano Bruno Mota – 20h
· 16/08 Duo Fortíssimo Recital Piano e Trompete – 20h
· 23/08 Ensemble Vocal Cantamus/Collegium Musicum Recife – 20h
· 30/08 Adam Marec – Recital Violão erudito – 20h

Concertos Especiais:
· 11/08 Orquestra Acadêmica (CPM) regência de Homero Magalhães – Igreja de São Pedro dos Clérigos, 20h
· 24/08 Concerto Eliane Coelho – Teatro de Santa Isabel, 20h
· 02/09 Concerto Emmanuele Baldini – Estúdio do CPM, 20h

Palestras – Estúdio do CPM às 19h
· 07/08 Diapasão, Afinação e Temperamentos – Prof. Homero Magalhães Filho (ARIAM/Paris)
· 15/08 Música e Tecnologia – Prof. Felipe Calegário (UFPE) e Prof. Marcelo Wanderley (McGill University/Canadá)

Masterclass – CPM
· 25 e 26/08 – Eliane Coelho (canto lírico)
· 25 e 26/08 – Gustavo Carvalho (Piano)
· 31/08 e 01/09 – Emmanuelle Baldini (violino)