Operação Lei Seca e CEPAM se unem a outras esferas do trânsito para a ação

Nesta terça-feira (08/08), Dia Mundial do Pedestre, a Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), e o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motocicleta (CEPAM), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e Departamento de Trânsito de Igarassu (DEPATRAN), realizaram ação de conscientização sobre uma travessia segura com cerca de mil estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, Pernambuco.

Representantes de todos os órgãos envolvidos compartilharam orientações para uma boa conduta aos usuários das vias e apresentaram dinâmicas ilustrando a importância de ações preventivas a acidentes.

Foto: Maria Eduarda Bione

A coordenadora do CEPAM, Jackeline Diniz, esteve presente no evento e pontuou a importância de conversar com os jovens sobre a segurança do pedestre no trânsito.

“O adolescente, muitas vezes, é o próximo indivíduo habilitado. Mas, antes disso, ele é pedestre e faz parte do trânsito. Portanto, precisa de uma ação positiva e de proteção à sua própria vida. Momentos como esse são importantes para provocar uma reflexão e plantar informações boas e corretas, que podem mudar a realidade, tanto atual quanto futura”, afirma.

SAÚDE PÚBLICA

Acidentes de trânsito são considerados um problema de saúde pública. Ações como essa visam transformar a realidade por meio da educação e promoção de conhecimento sobre a saúde preventiva.

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre, entre janeiro e junho de 2023, foram notificados 19.413 casos de vítimas de acidentes de trânsito, sendo 75,4% relacionados à motocicleta.

Comparando o mês de junho de 2022 (2.961) com o mês de junho de 2023 (2802), houve uma redução de 159 casos. De abril de 2023 a junho de 2023, também houve uma redução de 508 casos de vítimas de acidentes de trânsito, no geral.

Texto: Maria Eduarda Bione / Secretaria Estadual de Saúde.