O encontro reuniu 125 participantes das comunidades quilombolas, secretarias municipais de educação e GREs
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco realizou, entre os dias 23 e 24 de abril, na cidade de Garanhuns, o primeiro seminário sobre a Educação Escolar Quilombola. A iniciativa inédita contou com cerca de 125 participantes entre integrantes das comunidades quilombolas, secretarias municipais de educação que possuem escolas quilombolas e gerentes regionais de educação, além de representantes da pasta. O encontro contou com palestras e debates sobre a temática para fortalecer o segmento.
“A importância desse espaço é de extrema relevância para avançarmos na política pública de educação para as comunidades quilombolas em Pernambuco. Esse encontro é inédito em nosso Estado. São avanços como esse que contribuem para consolidação de uma forma diferenciada de fazer educação escolar para e com os quilombos, pois são mais de noventa escolas espalhadas por todo o nosso território”, ressaltou o gerente de Educação Escolar Quilombola, Romero Almeida.
O primeiro dia do evento foi dedicado às palestras. Entre elas, uma ministrada por Delma Silva, professora da Universidade de Pernambuco (UPE), sobre a temática dos quilombos e da educação escolar quilombola. Em seguida, a professora Isabel Rocha, da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais (GAMPE), falou sobre a avaliação em larga escala acerca dos dados em Pernambuco. O momento das palestras foi finalizado com a coordenadora estadual do Censo Escolar da Educação Básica, Ligia Holanda, apresentando a importância do Censo Escolar para a aplicação das políticas públicas na educação escolar nos quilombos.
O segundo dia foi marcado pelas salas de debate sobre a temática e a plenária para a socialização das propostas dos participantes. O momento mais marcante deste grande evento foi a discussão sobre os indicadores educacionais das comunidades quilombolas. Destacou-se que, em 2023, pela primeira vez, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) considerou esses indicadores, resultado do diálogo entre a gerência quilombola e a SEE. Outro destaque foi a apresentação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) na Educação Escolar Quilombola.
Ao final do encontro, os participantes elaboraram um documento final contendo 22 proposições para implementação e consolidação da Educação Escolar Quilombola em Pernambuco. O aprimoramento do diálogo entre o estado e municípios, o fortalecimento da formação de professores e a ampliação do acervo de livros didáticos que abordem temáticas relevantes para a população negra e quilombola foram algumas das propostas com maior destaque no evento.
Clique aqui e confira o documento final.