Reunião visa consolidar aproximação entre Governo do Estado e prefeituras

Com o objetivo de fortalecer as ações e infraestrutura da Educação dos municípios da Região Metropolitana do Recife, foi realizada, nesta quinta-feira (03), a primeira reunião do Grupo Temático (GT) de Educação, organizada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag). O encontro, que aconteceu na sede da Seplag, no Recife, reuniu integrantes das duas pastas e representantes das 14 cidades que formam a RMR.

Durante a reunião, os representantes dos municípios (prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias de Educação) apresentaram suas demandas e principais propostas de construção e melhoria das escolas, creches e do transporte escolar.

A Secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, apresentou as ações que a pasta já desenvolveu em oito meses, com destaque para a criação do programa Juntos Pela Educação, com investimento de R$ 5,5 bilhões em ações que irão promover melhorias na educação do Estado e dos municípios. No começo de julho, por exemplo, 101 ônibus escolares foram entregues a mais de 70 cidades.

“Os prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias saíram desta reunião com a crença no sucesso do programa Juntos Pela Educação. Eles perceberam tudo o que a gente vai poder fortalecer e têm a certeza de que vão conseguir ampliar o número de creches, de escolas de tempo integral e implantar projetos pedagógicos para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou Ivaneide.

Entre as principais metas do Governo do Estado para o fortalecimento da Educação até o fim de 2025 estão: criação de 60 mil vagas na educação infantil, ampliação do ensino integral a partir do ensino fundamental 2, aumento de 50% do número de matrículas no ensino profissional e técnico e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fortalecimento da busca ativa para o combate da evasão escolar, criação dos programas Mãe na Escola e Trilhatec, oferta de 15 novas escolas técnicas, ampliação da conectividade de internet em mais de mil unidades.

Fotos: Filipe Jordão

Ao final da reunião, ficou definido que os municípios deverão formalizar os detalhes das suas demandas, como necessidade ou indicação de terrenos disponíveis, filas de espera e quantitativo de ônibus que precisam e de estudantes em distorção. O prazo para as respostas dos requerimentos é até o fim deste mês.

Para o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques, o Estado está desenvolvendo seu papel de coordenador de políticas públicas em seu território. “O Governo tem, desde o começo do ano, chamado os municípios para a troca de experiências e para coleta de desafios. Assim temos construído políticas públicas”, destacou.

Este foi o terceiro encontro de GT realizado este ano. As duas primeiras reuniões com esse perfil trataram de Defesa Civil e Saúde e Vacinação. Outros encontros, mais amplos, com gestores municipais da região metropolitana e também do interior também já foram promovidos. A próxima reunião com o eixo de Educação está agendada para outubro deste ano.