eja campo, seminário

Evento desta quarta foi o primeiro de uma série de encontros que vai acontecer em todo o Estado

Gerentes Regionais de Educação, gestores de unidades de ensino e professores, além de movimentos sociais e sindicais participaram, nesta quarta-feira (04), do primeiro de uma série de seminários regionais de Educação do Campo promovido pelo Comitê Pernambucano de Educação do Campo em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). O encontro aconteceu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, no Sertão do Estado.

Baseado em três pilares (formação de professores, currículo e infraestrutura e financiamento), o encontro serviu como espaço de contribuição de ideias e soluções que visam a melhoria da educação de jovens e adultos do campo. “Nossa intenção é construir melhorias de forma coletiva”, disse a gerente de políticas educacionais do campo, Waldênia Leão.

O seminário reuniu educadores e estudantes das Gerências Regionais de Educação (GRE) com atuação não só de Arcoverde, mas também em Floresta e Afogados da Ingazeira. No dia 17, o evento acontece em Palmares, com profissionais e alunos da Metropolitano Sul e Mata Sul. Já no dia 25 será a vez de Caruaru, no Agreste. Dois dias depois (27/10) acontece em Nazaré da Mata, para a GRE Metropolitana Norte e Mata Norte, e, por último, de volta ao Sertão, em Petrolina, no dia 17 de novembro.

“As políticas públicas só avançam mediante a análise, a discussão e a avaliação realizadas pelos seus membros. Sendo assim, torna-se pertinente que professores polivalentes, professores das áreas do conhecimento, professores articuladores territoriais, professores de práticas agrícolas, técnicos pedagógicos, educadores de apoio, secretários e gestores das escolas do campo estejam sensíveis às problemáticas e presentes na construção coletiva que possibilitará novos avanços”, colocou Waldênia.

Seminário Estadual será retomado após quatro anos

Os seminários regionais de Educação do Campo servem como preparação para o grande Seminário Estadual que será realizado em dezembro deste ano, com data específica ainda a ser definida. Essa será a 3ª edição do evento, que também serve como espaço de diálogo para o fortalecimento do ensino dos jovens e adultos do campo.

A primeira edição do Seminário Estadual de Educação do Campo aconteceu em 2018, na sede da SEE, no Recife. A segunda, em 2019, em Caruaru. “É um compromisso nosso retomar esse evento ainda este ano que é tão importante para o fortalecimento e ampliação de ações educacionais dos nossos alunos do campo”, destacou Waldênia Leão.

De acordo com a Gerência Políticas Educacionais do Campo, existem, atualmente, 9.559 estudantes regularmente matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Campo em Pernambuco.