Carlos Eduardo é natural de Tupanatinga e concluiu o 3º ano na EREM José Emílio Melo em 2023

Do interior de Pernambuco diretamente para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro. Esse será o caminho que o estudante egresso Carlos Eduardo vai percorrer em busca do sonho de se tornar professor de matemática. Ele estudou na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Emílio de Melo, popularmente conhecida como EREMJEM, situada no município de Tupanatinga, Agreste do Estado, e foi selecionado para o IMPA graças às medalhas de ouro que conquistou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2023.

A matemática nem sempre foi a disciplina favorita na vida acadêmica de Carlos. Ainda no ensino fundamental, confessou que tinha muita dificuldade na área, mas que sempre fez o suficiente para ser aprovado. Ao ingressar na EREMJEM, em 2021, passou a nutrir grande carinho e admiração pela disciplina durante as aulas da professora Maiara Stephanie, que lhe abriu as portas para participar das provas da OBMEP. Nos dois primeiros anos não obteve o resultado esperado, mas não desistiu e no 3º ano do ensino médio veio a recompensa: duas medalhas de ouro no certame.

“Nunca fui bom em matemática de fato. Só a partir do 1º ano do ensino médio comecei a focar mais na disciplina. Quando soube da OBMEP, quis primeiro participar por curiosidade mas não vinha tendo bons resultados. Então fui estudar e me aprofundar na área e as coisas foram fluindo naturalmente. No meu último ano na escola, fui premiado com uma medalha de ouro no regional e outra no nacional. Não sei nem explicar direito o que eu senti, foi uma mistura de alegria, orgulho e dever cumprido”, disse Carlos.

A conquista das medalhas na competição possibilitaram ao estudante uma vaga no IMPA por meio de seleção. “Eu tinha uma certa vontade de fazer o curso de matemática lá no IMPA. Por isso me dediquei ao máximo para conseguir. Quando compartilhei a notícia com minha família, foi uma festa danada. É emocionante ver que toda a minha dedicação foi recompensada. Meu coração transborda de felicidade e, ao mesmo tempo, já fica apertado. Vou poder estudar o que eu quero em outra cidade, isso era uma coisa que parecia muito difícil de alcançar”, destacou.

Essas conquistas são muito comemoradas pela gestão da unidade de ensino, que acompanhou todo o processo de evolução e deu todo o suporte ao estudante. “Desde que chegou na escola, Carlos Eduardo demonstrou ser um estudante muito comprometido e responsável. E o fruto desse trabalho está aí. Ele vai estudar num instituto renomado aqui no Brasil e no mundo. A nossa alegria não tem tamanho, até me emociono ao falar”, celebrou a gestora da EREMJEM, Geysa Feitosa.

Carlos Eduardo já está com as malas prontas para ir em busca do sonho. O início dessa jornada começa nesta sexta-feira (12), quando embarca rumo à cidade maravilhosa para iniciar os estudos. Em solo carioca, ele também vai participar da premiação da OBMEP 2023, ainda sem data definida. Todos os custos da viagem como passagem aérea, alimentação, transporte e moradia serão custeados pelo IMPA.