secretaria de educação

Projeto superou 45 unidades públicas e privadas de todos os níveis de ensino

Uma disciplina eletiva da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, situada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, que propõe a criação de produtos a partir de resina, foi a vencedora do Prêmio Lúcio Ávila, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE). 

A disciplina “Resinart: criar e fazer com resina” foi criada este ano na unidade pela professora Joana Guedes. A proposta é incentivar o empreendedorismo criativo na escola por meio da criação de objetos como canetas, chaveiros, colares, entre outros. Ao todo, 70 estudantes participam da eletiva, divididos em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio.

“A gente envolve o aluno de forma divertida e estimuladora. A resina tem a magia das cores, do brilho e a possibilidade do artesanato”, destaca a professora Joana Guedes. “Com isso é possível a gente desenvolver habilidades socioemocionais, melhorar aspectos de ansiedade e depressão, trabalhar a educação empreendedora dentro da escola, além da responsabilidade social”, coloca.

Fotos: Divulgação

A entrega do prêmio Lúcio Ávila aconteceu na noite desta terça-feira (19), no salão de eventos da Faculdade Senac Pernambuco, em Santo Amaro, área central do Recife, durante a abertura do 19ª Congresso Internacional de Tecnologia da Educação. O evento, que é promovido pela Fecomércio, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

A coordenadora de Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Senac, Michele Pinheiro, destaca que a premiação é uma forma de reconhecer as experiências pedagógicas bem-sucedidas de todos os níveis de ensino. “Com essa premiação, que este ano chega em sua oitava edição, a gente ajuda a fomentar projetos com práticas educacionais em que o protagonismo é do estudante”, diz.

Ao todo, 46 projetos foram inscritos na edição deste ano do Prêmio Lúcio Ávila. Participaram da premiação unidades públicas e privadas de educação básica, profissional, técnica e superior.