Iniciativa é pautada no protagonismo dos estudantes e na interdisciplinaridade, fornecendo um espaço para que possam criar e se expressar através de desenhos, textos, cenários e falas de personagens

A Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Creusa Barreto Dornelas Câmara, no Recife, realizou, na última segunda-feira (19), a culminância do projeto “Nossas Primeiras Páginas”. O evento teve o objetivo de construir uma História em Quadrinhos (HQ) pautada no tema “Antirracismo”, baseada na estética do mangá. O projeto é focado no protagonismo dos estudantes e na interdisciplinaridade, fornecendo um espaço para que possam criar e se expressar através de desenhos, textos, cenários e falas de personagens.

As atividades, que envolveram o processo de criação e materialização da HQ Dandara, proporcionou diálogos acerca de uma educação antirracista e da valorização da cultura africana. Os alunos, que já desenhavam com certa frequência, apresentaram melhorias significativas em suas técnicas e em seus processos criativos. As dificuldades em escrever suas ideias também puderam ser trabalhadas, resultando em um roteiro que apresenta coesão e coerência, viabilizando a construção de uma crítica social.

“Essa história surgiu dentro do Clube de Desenho que temos aqui na escola”, contou a gestora da unidade de ensino, Raquel de Queiroz. “Estamos aqui para celebrar a produção dos nossos estudantes que conseguiram fazer um maravilhoso trabalho com algo que gostam muito. Espero que eles continuem produzindo suas histórias, criando personagens, desenhando e exercitando a criatividade no ambiente escolar”, finalizou.

“O debate sobre histórias de mangás e animes já conhecidos foi uma das estratégias metodológicas que nos proporcionou inspiração para pensar o roteiro. Nesse sentido, a HQ Dandara possui referências a obras famosas como Naruto e One Piece. Acredito que o trabalho em equipe e a divisão de tarefas viabilizou que a construção de uma história em quadrinhos pudesse ser realizada de forma coerente”, destacou a estudante Bianca Regina.