Palestra e dinâmicas em grupo fizeram parte da programação

Um dia repleto de atividades que promovem a cultura de paz. Assim foi a terça-feira (09) na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Palestras e dinâmicas em grupo com temáticas de combate ao bullying e outras violências foram promovidas entre os estudantes.

Pela manhã, psicólogas da Secretaria da Mulher de Pernambuco ministraram uma palestra educativa sobre bullying, suas características e como ter mais respeito ao próximo para um convívio harmonioso no ambiente escolar. O momento foi voltado aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental.

À tarde, a professora Ana Carolina Barbosa promoveu dinâmicas educativas com estudantes dos segundos anos do Ensino Médio dentro da eletiva Sócio Emocional e com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental dentro da eletiva Projeto de Vida. As atividades foram pautadas no respeito às diferenças, gentileza e afeto. No trabalho, os alunos e alunas ofereceram palavras positivas aos colegas, enaltecendo suas qualidades.

Atividades foram realizadas com temáticas que estimulam a gentileza | Imagens: Divulgação

“Achei a dinâmica bem interessante. É muito importante que a gente entenda e respeite os colegas, sabendo que somos diferentes, mas todos importantes para o mundo”, conta o estudante Alexsandro Ferreira, do segundo ano.

De acordo com a gestão da EREFEM Joaquim Xavier de Brito, em breve outras atividades do tipo serão desenvolvidas para contemplar todas as turmas. Ao todo, 713 estudantes estão matriculados na unidade. “Muitas vezes os comportamentos agressivos acontecem por reprodução e pela necessidade de se sentir parte de um grupo em detrimento de outro. Acreditamos que o relacionamento afetuoso é o primeiro passo para mudar essa realidade”, destaca a gestora Jacqueline de Salles.