Iniciativa possibilita a preparação dos estudantes para prova do ENEM

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, localizada na cidade de Goiana, na Mata Norte pernambucana, recebeu, nos dias 31 de março e 1º e 2 de abril,

uma ação inovadora de cooperação entre os estudantes. As cinco turmas do 3º do ensino médio participaram do Projeto Compartilhando Saberes, uma iniciativa onde os próprios jovens assumiram o papel de professores, promovendo aulões com resolução de questões e dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os estudantes tiveram o desafio de planejar e ministrar aulas para seus colegas, abordando conteúdos essenciais que caem na prova do ENEM. A proposta exigia pesquisa, criatividade e protagonismo. As atividades foram orientadas pelos professores Natália Trindade (química), Cícero Roberto (física), Lucidalva Coutinho (matemática), Alexandro Ferreira (redação) e Vivianny Menezes (biologia). 

Após o sorteio das disciplinas e das turmas que cada grupo atenderia, os adolescentes tiveram 30 dias para se preparar. Eles dividiram as tarefas conforme suas habilidades e competências, assumindo funções como pesquisa de questões, elaboração de slides, impressão de materiais, acolhimento da turma, dinâmicas e explicações de conteúdo.

Durante os aulões, os participantes aplicaram estratégias dinâmicas de ensino para tornar o aprendizado mais envolvente. Entre os temas abordados estavam genética, botânica, estequiometria, Leis de Newton, gráficos, probabilidade e as etapas de uma redação.

A estudante do 3º ano, Lavínia Vitória, analisou os aulões. “Ter essa experiência foi algo diferente. Essa ação foi importante não só para aprender, mas para ter protagonismo. Não só para mim, mas para todos”, destacou. 

As atividades foram avaliadas em duas etapas: os estudantes foram analisados tanto na função de ministrantes e organizadores do conteúdo quanto na participação ativa nas aulas. O desempenho foi observado desde o planejamento até a execução, garantindo que todos tivessem a oportunidade de aprender e ensinar.

A idealizadora do projeto, Viviane Menezes, explicou o papel dos professores e alunos. “Cada aulão foi extremamente diferente um do outro. As questões do ENEM passaram pelos professores e nós pedimos para que eles resolvessem e mostrassem a resolução. Os estudantes foram lá, pesquisaram e ensaiaram com cada educador para ensinar”, disse.