Objetivo da ação é estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte
A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Jandira de Andrade Lima (antigo Ceru), localizada no município de Limoeiro, na região Agreste, promoveu o projeto “Circuito de Passeio Ciclístico: CERU Bike”. O projeto, que contou com a participação de estudantes, professores e a comunidade escolar, visa fomentar o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo e seguro. O passeio foi realizado na última sexta-feira (17) e percorreu cerca de 12km pelas ruas do município.
O “Circuito de Passeio Ciclístico: CERU Bike”, que se baseia no Plano de Mobilidade Ativa de Limoeiro, teve como objetivos principais aumentar o número de adeptos ao transporte ativo, como a bicicleta, e conscientizar sobre seus benefícios. Esse projeto foi idealizado pelo professor de Educação Física Carlos Alexandre e contou com o apoio de professores de outras disciplinas, para envolver diretamente a comunidade escolar e os órgãos de trânsito.
“Percorremos as ruas de Limoeiro para mostrar a todos que podemos, sim, deixar o transporte individual em casa e utilizar a bicicleta no cotidiano. Ela só nos traz benefícios, melhora nossa saúde e diminui todo esse congestionamento que vemos diariamente nas cidades. Ver a alegria no rosto de cada participante foi muito satisfatório”, disse Carlos Alexandre.
Apaixonado por ciclismo, o estudante Kauan Figuerêdo, do 3º ano do ensino médio, fez questão de participar do passeio e convocou todos os colegas a participarem também. Apesar de não ir para a escola de bicicleta, por morar muito próximo, Kauan, desde muito jovem, tem o costume de andar de bike pelas ruas do município. O estudante aprovou esse novo projeto e ficou encantado com a mobilização feita. “O passeio ciclístico do Ceru Bike reuniu muita gente da escola e também de fora numa manhã memorável de diversão e exercício”.
A animação dos participantes chamou atenção para o impacto positivo dessa iniciativa. O evento foi muito importante, pois promoveu saúde e interação social, fortalecendo a comunidade escolar e incentivando a não utilização de veículos motores.