Para alunos em espaços de privação de liberdade, as provas acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro
A Escola Estadual Paulo Freire, unidade de educação prisional que funciona na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, situada no município de Limoeiro, Agreste de Pernambuco, oferece, no período de 13 de novembro a 07 de dezembro, aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para estudantes privados de liberdade, as provas do Enem vão acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro. A unidade de ensino conta com mais de 100 inscritos no vestibular.
Os aulões são ministrados pelos professores da própria escola e os conteúdos abordam todas as disciplinas: biologia, artes, química, inglês, espanhol, português, redação, sociologia, geografia, história, filosofia, matemática, física, educação física e atualidades.
Segundo o gestor da unidade de ensino, Alex Neves, o número expressivo de estudantes que irão prestar o vestibular é fruto da parceria entre a escola e a penitenciária, que realizou uma busca ativa para realizar as inscrições.
“A educação prisional é o ensino para a liberdade. Devemos buscar o pleno exercício da cidadania, assumindo uma política de universalização do ensino para todos. Estamos mostrando para estes estudantes que é muito importante buscar um bom resultado nessa jornada. Que eles possam conquistar as oportunidades socialmente criadas”, afirmou o educador.