O Programa Plantar Juntos Educação é uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente
O ano letivo de 2024 na Rede Estadual de Ensino começou mais verde. A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS), deu início ao Programa Plantar Juntos Educação, onde foram plantadas mais de mil mudas de espécies nativas de Pernambuco nas escolas estaduais na última segunda-feira (05). A ação envolveu cerca de 500 mil estudantes, além de professores e educadores das unidades de ensino.
O programa faz parte do projeto “Plantar Juntos”, que tem o objetivo a realização de palestras, oficinas e ações pedagógicas multidisciplinares para trabalhar a importância da preservação da biodiversidade e os elementos naturais. O tema deste ano é “Educação no Plantar Juntos: cultivando a identidade cultural e ambiental brasileira”.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR) , os estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (EREFEM) Governador Barbosa Lima, no bairro das Graças, plantaram mudas de Ipê Branco que representam a Mata Atlântica. Já na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justa Barbosa de Sales, em Vertente do Lério, na região Agreste, e a Escola Francisco Alves de Carvalho, em Mirandiba, no Sertão, plantaram o Ipê Amarelo.
“Convidamos os nossos estudantes do sexto ano, que é o ano de entrada na EREFEM Governador Barbosa Lima, para fazer o plantio. No dia, falamos sobre o cuidado com o meio ambiente representado nessa plantação do Ipê Branco. Foi um momento muito rico; quem participou se sentiu valorizado pelo convite”, disse a gestora da escola, Carla Nunes.
A estudante Priscila Silva participou do plantio e ficou entusiasmada com a ação. “Como estudante, foi muito importante esse dia. Senti que exerci um papel importante na conscientização ambiental da nossa escola, e acredito que esse dia vai ficar marcado na vida de todos que participaram”, destacou.