As celebrações tiveram como objetivo ensinar os estudantes sobre temas como colaboração, inclusão e interpretação

Na semana em que se comemora a Páscoa, escolas da rede estadual de ensino realizaram diversas atividades pedagógicas voltadas à reflexão sobre valores como solidariedade, respeito e empatia. As iniciativas envolveram estudantes de diferentes faixas etárias e incluíram apresentações culturais, ações sociais e dinâmicas em sala de aula. A proposta foi utilizar o contexto da data para promover o desenvolvimento humano e o engajamento da comunidade escolar.

A Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Othon Bezerra de Melo, localizada no bairro do Ipsep, no Recife, realiza há mais de duas décadas os tradicionais espetáculos escolares de Páscoa. A celebração com os estudantes aconteceu, nesta terça-feira (15), e envolveu alunos de diferentes turmas em atividades de arte e cultura.

Alunos do 6º e 7º ano abriram o evento com apresentações de dança e expressões culturais ligadas à festividade cristã. Em seguida, os estudantes do 8º e 9º ano deram vida ao espetáculo “Paixão de Cristo”. A encenação trouxe este ano mais inclusão social. 

Pela primeira vez, o elenco contou com a participação de jovens com necessidades especiais e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com destaque na atuação de dois alunos: um interpretou um Doutor da Lei e o outro um soldado. Assim, como em 2024, o papel principal de Jesus foi vivido por um adolescente negro, evidenciando o compromisso da EREF com a representatividade.

Os figurinos e cenários foram montados pelos próprios estudantes e toda a comunidade escolar. Para o professor Carlos Galdino, que está à frente da Paixão de Cristo na unidade de ensino há dez anos, o espetáculo não é apenas uma comemoração, mas também incentivo. “Temos o intuito de, cada vez mais, estimular os alunos a participarem da Paixão de Cristo, não só pela questão da perspectiva da Páscoa, mas também a questão cultural, encenação e dança. Inserir os alunos, cada vez mais os estimulando. Inclusive temos alunos que já se tornaram artistas e participam de outros espetáculos. Eles começaram na escola e hoje são artistas”, afirmou o professor.

Já no município do Cabo de Santo Agostinho, a Escola Estadual Colette Catta promoveu uma celebração significativa da Páscoa com o projeto “Foi por Você”. A iniciativa aconteceu entre os dias 9 e 16 de abril, envolvendo os estudantes do ensino médio em uma série de atividades voltadas à reflexão, solidariedade e valorização do outro, inspiradas na ideia de sacrifício e dedicação que a data representa.

As ações incluíram roda de conversa onde os alunos foram convidados a refletir e escrever sobre o que significava, para eles, a frase que deu nome ao projeto. A discussão coletiva incentivou o pensamento crítico e o compartilhamento de experiências pessoais, promovendo empatia e escuta ativa.

Em seguida, ocorreu a realização da ação solidária “Foi por Você, Vamos Ajudar”. Sob orientação dos professores, os alunos organizaram campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, que foram destinados a famílias em situação de vulnerabilidade e instituições de caridade da região. 

Os jovens também participaram de um piquenique, redigiram “Cartas de Páscoa”, criaram pôsteres e murais para destacar os corredores e salas da escola. Para finalizar as celebrações, a escola reuniu os alunos para um momento de partilha e reflexão sobre tudo o que foi vivenciado. A culminância foi marcada por depoimentos dos participantes e um jantar especial preparado especialmente para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estudam à noite.

A estudante Maysa Keroly, do 1º ano do ensino médio, refletiu sobre os dias de celebrações. “Essa ação nos lembra da importância de compartilhar o que temos com aqueles que precisam. Me sinto orgulhosa de participar desta comunidade escolar que se preocupa com o próximo”.


Já a aluna Débora Sabrina, também do 1º ano do ensino médio, falou sobre a dinâmica. “Ver a solidariedade de todos os alunos, professores e funcionários foi incrível. Foi uma grande experiência e muito gratificante”.

Na cidade de Moreno, a Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Maria do Céu Bandeira realizou a encenação da “Paixão de Cristo”, nesta terça-feira (15), na área externa da escola. O espetáculo, que contou com a participação dos alunos do ensino médio, teve como objetivo proporcionar um momento cultural que envolveu a comunidade escolar e famílias de alunos, permitindo que todos desfrutassem de uma manifestação artística realizada pelos próprios jovens. A apresentação contou com a participação especial do Coral Estudantil da escola, composto por estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando a imersão do público na história.

A encenação faz parte das atividades da disciplina eletiva de Teatro e promoveu a cultura de estimular o protagonismo estudantil e fomentar o diálogo inter-religioso. O espetáculo foi fruto de um trabalho pedagógico que uniu expressão artística, análise textual e interpretação crítica, transformando a aprendizagem em uma vivência significativa. Aproximadamente 120 estudantes atuaram em todas as etapas do projeto, desde a atuação até a produção de figurinos, cenários, coreografias e gravações.

Na EREM Apolônio Sales, localizada na Região Metropolitana do Recife, também foi realizada, na terça-feira (15), a encenação da Paixão de Cristo, um projeto que já se tornou tradição na instituição.

Idealizado pelo professor de História Paulo Tarciso, em 2016, o espetáculo é fruto de um trabalho coletivo que envolveu toda a comunidade escolar. Os professores, estudantes e a equipe gestora se uniram para trazer essa comemoração pascal e ensinar aos alunos os valores da cultura e colaboração.

A apresentação foi dividida em seis atos e contou com a participação ativa dos alunos não apenas no palco, mas também nos bastidores. Os estudantes contribuem diretamente com a cenografia, decoração e toda a preparação da peça, sob a orientação e apoio dos professores.