Na reta final para o exame, unidades de ensino intensificam as atividades voltadas para a prova

É natural que o sentimento de ansiedade tome conta dos estudantes que vão participar da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (05). Pensando nisso, várias escolas da rede estadual de ensino realizaram, nesta quarta-feira (1º de novembro), atividades para conter o nervosismo pré-prova. 

Na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, os estudantes pintaram dois muros da unidade de ensino com mensagens motivacionais e desejos para o futuro. O “Mural dos Sonhos” foi preenchido por cerca de 250 alunos. Eles também se divertiram ao som de muita música e uma “guerra de bexigas com água” na quadra da unidade de ensino. 

“Nossa escola é uma família. Os professores sempre nos incentivaram e nos ensinaram bem. Esse momento de brincadeiras me deixa mais leve e relaxada e com a certeza de que eu posso fazer uma boa prova”, contou, com entusiasmo, a estudante Vitória da Silva, do 3º ano, que pretende ingressar em uma universidade pública para cursar Enfermagem ou Educação Física.

Fotos: Filipe Jordão

Na Erem Jornalista Trajano Chacon, localizada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da Capital, mais de 500 estudantes de outras 11 unidades da rede estadual participaram de uma atividade lúdica somada a um aulão com dicas sobre como interpretar as provas, como se alimentar bem, o que fazer para relaxar nas horas que antecedem o exame e como manter uma postura adequada durante a prova.

Participaram do momento os estudantes da unidade e das Erem Eleanor Roosevelt, Lagoa Encantada, Martins Júnior, Diário de Pernambuco e Assis Chateaubriand; das Escolas de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Joaquim Xavier de Brito e Barros Carvalho; das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) João Bezerra, Lúcilo Ávila Pessoa e Mariano Teixeira; e da escola regular Padre Dehon. 

Presente no evento, a gerente regional de Educação (GRE) Recife Sul, Vivane Gomes, ressaltou que o encontro teve como objetivo apoiar os estudantes nesse momento importante. “A gente quer que eles entrem na universidade, sigam seu rumo, tenham um projeto de vida maravilhoso e concretizem tudo que sonham, porque eles merecem”, disse.

O aluno André de Santana, da Erem Jornalista Trajano Chacon, estava feliz por participar do evento. “A expectativa e a ansiedade estão altas, mas com a realização desse aulão a gente se sente mais preparado”, relatou.

Fotos: Junior Aguiar