Preparação é feita com alunos protagonistas veteranos de todas as unidades

Janeiro é mês de férias para os estudantes e professores, mas as escolas públicas estaduais de Pernambuco não param. O período é reservado para a realização de diversas atividades, como formações para estudantes protagonistas e ensaios para a acolhida que é feita no primeiro dia de aula, 05 de fevereiro. As ações envolvem todas as unidades de ensino e têm como objetivo manter o ambiente escolar mais agradável e acolhedor para todos e todas.

Na Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema, em Arcoverde, no Sertão, por exemplo, todas as 42 escolas jurisdicionadas preparam um acolhimento especial para o primeiro dia de aula. Serão realizadas atividades sobre relações étnico-raciais e rodas de conversa com a mesma temática, além de abordagens individuais aos novatos. Tudo organizado por estudantes veteranos.

As ações são norteadas a partir de um e-book, elaborado por estudantes protagonistas de todo o estado, durante uma formação organizada pela Superintendência Pedagógica da Educação Integral e Profissional, no Recife, em novembro de 2023. No documento, os próprios alunos sugerem atividades a serem promovidas nas acolhidas em 2024.

A estudante Clarice Rodrigues, da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Gonçalo Antunes Bezerra, que fica em Alagoinha, no Sertão, é uma das alunas que contribuiu para a elaboração do e-book e conta que está empenhada no planejamento da acolhida junto com sua equipe depois da experiência vivida na construção do material.

“Eu me inspirei olhando, vivenciando o trabalho dos educadores de apoio, dos estudantes das outras GREs, que são pessoas maravilhosas. Ganhei muito conhecimento. Acredito que posso auxiliar meus colegas ainda mais nessa fase de planejamento (da acolhida) e, juntos, conseguiremos fazer essa atuação tão importante da melhor forma”, diz.

As 42 escolas jurisdicionadas da GRE Moxotó Ipanema preparam um acolhimento especial | Fotos: Divulgação

Em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, a Escola Técnica Estadual (ETE) Maximiano Accioly Campos também prepara um momento festivo de acolhimento para os estudantes novatos, com apresentações artísticas e culturais feitas pelos alunos que lá já estudam. Além disso, os futuros alunos já estão tendo contato com a unidade.

“Os protagonistas do acolhimento apresentam a escola e os cursos técnicos aos novos estudantes e também dialogam sobre a proposta pedagógica da escola dentro de quatro pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a conviver.  Eles também reforçam a importância de cada estudante construir o seu projeto de vida e assumir e ser protagonista da sua história”, conta o gestor Ednário Lopes de Oliveira.

ETE Maximiano Accioly Campos prepara acolhimento com apresentações artísticas e culturais | Fotos: Divulgação

No Recife, a Escola Edwiges de Sá Pereira, localizada no bairro de Tejipió, Zona Oeste, está preparando uma acolhida repleta de atividades culturais. Grupos teatrais já iniciaram os ensaios para o momento. A banda marcial também deu início aos trabalhos, visando não só a acolhida, como ainda os encontros e concursos que estão por vir este ano.

“No primeiro dia de aula, a gente aproveita também para escutar os alunos e entender o que podemos melhorar na escola sob o ponto de vista deles. É uma troca muito construtiva entre escola, veteranos e novatos”, destaca a gestora da unidade de ensino, Celeide Maria Cruz.

Banda marcial deu início aos ensaios, visando não só a acolhida, como ainda os encontros e concursos que estão por vir este ano | Foto: Divulgação