Eventos foram abertos ao público em geral como uma forma de sensibilizar a sociedade
Sensibilização, aceitação e inclusão. No dia mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (02), várias ações foram realizadas nas escolas da rede pública estadual. Os eventos serviram para conscientizar a sociedade em geral sobre o transtorno, consolidando ainda as políticas públicas já trabalhadas permanentemente pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco.
Em Vitória de Santo Antão, a Gerência Regional de Educação Mata Centro realizou uma caminhada com as escolas da região. Participaram mais de 100 de estudantes e 30 profissionais ligados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) na região. A ação foi em parceria com unidades escolares privadas, do município e instituições da cidade.
“Chamamos a sociedade a juntar-se conosco neste momento para que a gente possa valorizar os nossos estudantes, valorizar os nossos profissionais que tão brilhantemente vêm trabalhando a causa dos estudantes com deficiência, sobretudo a causa dos alunos com espectro autista“ destaca a gerente regional de Educação Mata centro, Ana Cláudia Barbosa.
Outro destaque foi em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A Escola Professor Nelson Chaves realizou um evento no teatro municipal Bianor Mendonça Monteiro. Na ocasião, houve apresentações culturais, depoimentos e palestras de professores, alunos protagonistas e entidades da sociedade civil. Os conteúdos das palestras giraram em torno do tema escolhido pela SEE este ano: “Valorize as capacidades e respeite os limites: a diferença nos completa”.
“É muito importante essa nossa luta para poder trazer uma visão de empatia, de respeito e de valorização. Muitas vezes as pessoas utilizam falas capacitistas, impõem limites. A gente sabe muito bem que, com a valorização, entendendo que o outro tem o seu tempo para poder aprender, a gente propaga o melhor e faz com que a inclusão aconteça cada vez mais”, coloca a professora Íres Tude, do AEE da escola Professor Nelson Chaves.
Escola Prof. Nelson Chaves realizou evento no teatro municipal de Camaragibe | Imagens: Divulgação
Formação continuada
Ainda nesse dia, mais de 200 educadores e educadoras participaram de uma formação continuada, promovida pela Associação de Famílias Para o Bem Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto).
O evento aconteceu na Faculdade Pernambucana de Saúde, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e fez parte da programação da 19ª jornada de Autismo, organizada pela instituição, que é uma referência nacional no assunto.
Mais de 200 educadores e educadoras participaram de uma formação continuada | Imagens: Divulgação
Atenção permanente
Estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) recebem atenção permanente durante todo o processo educacional nas escolas da rede pública de Pernambuco.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), desenvolve o Atendimento Educacional Especializado em nas 16 Gerências Regionais de Educação, espalhadas por todo o território pernambucano.
São 2943 estudantes autistas assistidos. O programa ajuda na identificação do estudante com TEA ou qualquer outra deficiência e promove seu devido acolhimento. Além disso, educadores também passam por formações continuadas para que possam promover melhorias na educação desses alunos e alunas.
“Pensamos na inclusão escolar como um grande mecanismo de ferramenta para o desenvolvimento. A escola é um espaço para todos e o autismo não é algo limitante. Podemos sempre aprender, independente de qualquer espécie de realidade”, destaca a gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Sunnye Rose Gomes.