estudante, intercâmbio, alemanha, ginásio pernambucano, escolas de pernambuco, secretaria de educação, pernambuco

Maria Eduarda Morais foi selecionada para estudar o idioma durante três semanas 

A estudante do segundo ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano – Aurora, Maria Eduarda Morais, embarcou, na manhã do sábado (1º de julho), rumo a Waldenburg, na Alemanha, para um intercâmbio acadêmico, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Consulado Alemão no Recife, Instituição Alemã Goethe-Institut, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura e Agência Nacional das Escolas no Exterior.

A iniciativa, chamada de “Escolas: parceiras para o futuro (PASCH)”, coordenada no Brasil pelo Itamaraty, selecionou, ao todo, 34 estudantes do ensino médio de escolas públicas pelo País. Durante três semanas, Maria Eduarda será a representante de Pernambuco. Em terras alemãs, ela terá a oportunidade de aprimorar a língua nativa, a qual ela já estuda numa disciplina eletiva do GP, além de poder vivenciar a cultura local. Tudo isso com aporte financeiro de uma bolsa no valor total de 6,3 mil euros, que inclui passagem aérea e hospedagem.

“Estou muito feliz porque sempre foi um sonho fazer um intercâmbio e conhecer outra cultura. O alemão é uma língua muito especial pra mim pelo jeito e pela construção do idioma. Gosto muito da cultura e da história do país. E quando entrei no Ginásio Pernambucano, tive a oportunidade de conhecer ainda mais”, comentou a estudante, com bastante entusiasmo.

Maria Eduarda sempre sonhou em fazer um intercâmbio | Foto: Filipe Jordão

Mais de 2 mil escolas fazem parte da rede da iniciativa PASCH pelo mundo. Ao final dos intercâmbios, os estudantes recebem diplomas. A secretária executiva de Educação Integral e Profissional da SEE, Ana Cristina Dias, esteve presente no embarque de Maria Eduarda no Aeroporto Internacional do Recife para parabenizar a jovem.

“Esse é um exemplo para que novos alunos também se candidatem a projetos grandes como a PASCH. Só a educação realmente pode transformar as pessoas, e a Secretaria reconhece a importância das parcerias para contribuir com o desenvolvimento do aluno”, destacou a secretária.

O professor de língua alemã do GP Aurora, Hugo Henrique Pessoa, também fez questão de desejar boa viagem à estudante. O incentivo do educador em relação à língua e à cultura alemã tem despertado o interesse dos alunos por intercâmbios estudantis na unidade de ensino. 

“A escolha de Maria Eduarda foi consequência da sua dedicação ao estudo da língua. No final do ano passado, ela e outros colegas fizeram uma prova de proficiência do idioma. Enviamos os currículos com as notas, e a escolha de Eduarda foi feita pelo Goethe-Institut”, contou.