“Antologia de Literatura Novo Horizonte – 5ª Edição” conta com a participação de 44 autores

Uma paixão que transcende gerações, passando de mãe para filha, que encontrou espaço entre os estudantes. Lourdes Nicácio, escritora e professora aposentada da Rede Estadual, e sua filha, Raphaela Nicácio, professora atuante da rede, organizaram uma coletânea de histórias intitulada “Antologia de Literatura Novo Horizonte – 5ª Edição”. A obra conta com a participação de 44 autores, dentre eles a estudante Danyella Vitória e o professor Walter Pessoa, ambos da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, situada no bairro de Santo Amaro.

A Antologia de Literatura Novo Horizonte representa um projeto desenvolvido anualmente pelas editoras Lourdes e Raphaela, em colaboração com autores de diferentes estados brasileiros, como Alagoas, Bahia, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, além da parceria com a Edições Novo Horizonte. Essa é a quinta edição da obra que foi lançada durante um evento na Biblioteca Pública do Estado, no último dia 17.

“Esse projeto é voltado para o intercâmbio, a divulgação das produções literárias dos autores participantes nas escolas, universidades, Academias de Letras, bibliotecas, entre outras instituições educativas e culturais, mantendo sempre um espaço em favor dos novos autores. São cinco anos de projeto com participações de escritores já conhecidos, mesclando com os novos escritores que são nossos estudantes. O resultado sempre é maravilhoso e muito gostoso de ler”, afirma Raphaela.

Fotos: Divulgação

A paixão de Danyella Vitória por leitura e escrita começou desde a infância, mas foi ao ingressar na ETE Ginásio Pernambucano e ter aulas de português com a professora Raphaela que essa paixão se intensificou. Em 2022, movida por seu amor pela literatura, decidiu criar um perfil no Instagram. Na página, ela compartilha diariamente resenhas, indicações de leitura e até mesmo memes, contribuindo para a divulgação do vasto universo literário.

“Raphella foi minha professora de literatura depois que saíi do Ensino Fundamental. Eu já gostava muito de ler e escrever e a professora me encantou durante as aulas. Em 2022, decidi criar uma página no Instagram, um perfil literário que eu me inspirei e me baseei nas aulas dela para falar sobre livros. Inclusive, Raphaella foi a pessoa que mais me encorajou a seguir em frente com esse perfil e hoje já tenho mais de dois mil seguidores”, disse Danyella.

Raphaella acabou saindo da ETE para lecionar na Escola Doutor Fabio Correa, localizada em Beberibe, mas essa mudança não afastou a professora da aluna, e sim estreitou cada vez mais esse laço que a literatura criou. Dessa forma, Raphaella convidou Danyella para participar da quinta edição da coletânea onde a estudante elaborou uma crônica contando todos os detalhes da elaboração do perfil.

“Recebi o convite com muita alegria e por ser um tema livre, resolvi escrever uma crônica contando a história do Dany no Mundo dos Livros. Detalho bem como surgiu essa ideia do Instagram e foi maravilhoso escrever essa crônica. A professora foi uma pessoa fundamental nesse trajeto. Elaborar essa crônica foi incrível”, comemorou Danyella.

Outro autor da coletânea foi o professor de matemática Walter Pessoa. Mesmo sendo da área de exatas, Walter sempre cultivou um apreço muito forte pela literatura e também foi convidado a colaborar nesta obra literária. Na obra, Walter reflete sobre a natureza passageira da vida, onde a vida é comparada a uma eterna jornada em uma nave compartilhada ao redor de uma estrela.