Guilherme e Appolo representaram Pernambuco em competições nacionais e internacionais, respectivamente
Dois estudantes da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Ageu Magalhães, situada no bairro da Tamarineira, vêm chamando a atenção em competições nacionais e internacionais. Guilherme Henrique, do triathlon, ganhou duas medalhas de bronze nos Jogos da Juventude, e Appolo Silva, do karatê, ficou entre os oito melhores atletas das Américas no Pan-Americano de Karatê. Grandes nomes da nova geração pernambucana que têm tudo para brilhar no futuro.
“É um motivo de orgulho para nós do Ageu Magalhães ter Appolo e Guilherme em nossa escola. O esporte aliado a uma educação de qualidade promove ao estudante um espírito de autonomia, protagonismo, liderança e de poder de decisão, o que é muito importante para um aluno/atleta. Isso também serve de incentivo para outros estudantes enxergarem o esporte como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional’, ressaltou a gestora da escola, Karla Figueiredo.
Guilherme Henrique tem 15 anos, é estudante do 1º ano do Ensino Médio, e atleta do triathlon, modalidade esportiva que abrange o ciclismo, natação e corrida. A paixão pelo esporte veio desde pequeno, com apenas nove anos de idade. Com o passar dos anos, Guilherme foi aprimorando as técnicas nos treinamentos e acabou ganhando destaque e notoriedade nas competições escolares estaduais e nacionais.
Na competição nacional, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizada em Ribeirão Preto – SP entre os dias 1º e 16 de setembro, Guilherme conquistou as medalhas de bronze na prova individual e de duplas mistas. Um grande resultado e muito comemorado pelo atleta.
“Esse foi o meu primeiro ano nos Jogos da Juventude e, durante a minha preparação, trabalhei muito duro para conseguir o melhor resultado. Contei com o apoio dos meus colegas, dos meus pais e da minha treinadora Ceça que me incentivaram muito nessa competição. Com muito esforço consegui duas medalhas de bronze e fiquei muito satisfeito com meu resultado”, comemorou Guilherme.
Já Appolo Silva é um dos grandes nomes do Karatê em Pernambuco. Com apenas 17 anos, Appolo já faz parte da seleção brasileira da modalidade e é faixa preta desde os 11 anos. Ele possui mais de 50 títulos estaduais além de outros cinco títulos nacionais e essa vitoriosa trajetória começou cedo. “Comecei no karatê com apenas quatro anos de idade. Com o passar do tempo, fui me apaixonando cada vez mais pela modalidade e com oito anos já comecei a competir tanto no estadual quanto no nacional. Aos 11, conquistei minha faixa preta e atualmente quero continuar crescendo para conquistar meus objetivos.
Em julho deste ano, Appolo foi o grande campeão da seletiva brasileira da categoria junior (16/17 anos até 68kg) para representar o País no Pan-Americano de Karatê, disputado no Chile. Representando seu estado e o Brasil, Appolo chegou às quartas de final, onde acabou sendo derrotado pelo adversário argentino. Apesar da derrota, ele conseguiu o grande feito de ficar entre os oito melhores atletas de karatê da américas e ficou orgulhoso do desempenho.
“No Chile pude competir no meu primeiro campeonato internacional e confesso que estava um pouco ansioso, com aquele frio na barriga, mas tentei fazer com que isso não me afetasse. Mesmo assim, consegui um bom desempenho. Apesar de não ter conquistado uma medalha, ter ficado entre os oito melhores da América do Sul foi um grande feito para mim. Fiquei feliz com o resultado e agora vou treinar ainda mais para que na próxima competição eu possa trazer a medalha para casa”, disse Appolo.