Produções dos alunos do curso de Multimídia representam a culminância da disciplina Projeto Integrador

Na última terça-feira (4), alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, no Bairro do Recife, exibiram suas produções audiovisuais na Sessão Escola do Cinema da Fundação, equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco. Aberta ao público, a exibição aconteceu na sala Porto do cinema. 

Foram exibidos seis trabalhos, que representam a culminância da disciplina Projeto Integrador. São eles: “Na sua estante”; “Delicada”; “Feliz Aniversário”; “Show de Perguntas”; “Pixel” e “Um cuscuz diferente”. Os filmes foram produzidos nos formatos de curta-metragem, nanometragem, stop motion e videoclipe.

“Eles trabalham durante um módulo inteiro para fazer a culminância da disciplina de Projeto Integrador, se dedicando à elaboração do roteiro, captação de imagem e som de cada vídeo”, conta o gestor da ETE Porto Digital, João Paulo Rodrigues. 

A sessão representa um marco profissional para os cerca de 30 estudantes do segundo e terceiro módulo do curso de Multimídia que exibiram, pela primeira vez, as suas produções numa sala de cinema. “Uma exibição pública é importante porque entra para o portfólio profissional deles. Exibir no cinema é emblemático pelo fato de estar na telona e de poder apresentar para a sociedade civil, para a família, um produto feito dentro da sala de aula. Isso fortalece não só os estudantes, como justifica a importância do curso de Multimídia”, argumenta Danilo Lúcio, professor do curso. 

Aluno do segundo módulo, Douglas Albuquerque comentou sobre o impacto que um filme exibido no cinema pode causar no currículo. “Ver nosso trabalho sendo exibido e nosso nome nos créditos causa sensação de realização e motivação, indica que estamos conseguindo trilhar esse caminho. A exibição representa sonhos e projetos, meus e dos meus amigos, que estão se concretizando e permitindo que possamos entrar no cenário artístico da região. Para nossa vida profissional, se torna uma ótima referência”, celebra o estudante. 

Confira os filmes exibidos: 

01  – “Nauru”
Trailer de jogo em desenvolvimento sobre o bairro do Recife.
Realizadores: Willian Gomes, Matheus Roberto e Stefanny Rafaella

02 – “Delicada”
Metáfora adolescente à violência simbólica sofrida por mulheres no universo escolar.
Realizadores: Matheus Luciano (Oximago), Micaela de Lima e Leticia Oliveira

03 – “Surpresa” 
Stop Motion em que é realizada uma festa surpresa na escola.
Realizadores: Nice Lima, Jamily Christine e Mayse Melo

04 – “Na sua estante”
Versão do videoclipe da cantora Pitty.
Realizadores: Wallace Michael e Clara Raissa.

05 – “Ciranda de Maluco”

Documentário sobre o movimento Manguebeat.
Realizadores: Camila Cantil, Whitney Richer e Rodrigo Cyriaco

06 – “Um cuscuz diferente”
Homenagem descontraída aos programas televisivos culinários.
Realizadores: Douglas Albuquerque, Débora Lopes e Rarynne Francynne