Equipe da Escola de Aplicação do Recife ficou em terceiro lugar entre os participantes do Ensino Fundamental
Seis estudantes da Rede Estadual foram premiados na 39º edição da Olimpíada de Matemática promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição reuniu mais de 10 mil participantes em 3 mil equipes, sendo uma delas formada por alunos da Escola de Aplicação do Recife, que ganharam a medalha de bronze na categoria Ensino Fundamental.
As duas primeiras fases foram online, em abril e maio, com duração de uma semana cada, em que os estudantes debateram e buscaram soluções aos problemas apresentados nos exames. A prova da grande final foi presencial, realizada no último dia 02 de setembro, em Campinas (SP), reunindo 230 equipes de 20 estados.
Pernambuco ficou no terceiro lugar geral com 12 medalhas. A equipe, formada pelos alunos Lara Soares de Oliveira, Maria Luiza de Queiroz Marinho Silva e Diego Voss Silvestre, do 9º ano do Ensino Fundamental, e pelo professor Eliton Simes, recebeu a medalha de bronze na categoria Nível Alfa, que reúne estudantes do oitavo ao nono ano, ficando atrás apenas de outras duas instituições que também são de Pernambuco.
“Receber a medalha foi muito gratificante porque a prova já é muito complexa. Algumas questões de matemática já têm uma certa dificuldade e você ainda tem que explicar como chegou naquela solução. Tudo isso conciliando com os estudos da escola. Foi muito gratificante”, relatou Maria Luiza.
Para a estudante Lara Soares, o sentimento é de gratidão. “Estou muito feliz porque não é só uma conquista para mim, mas para meus pais, professores e todo o Estado de Pernambuco. Essa olimpíada só traz enriquecimento para nós, estudantes”, disse.
Já Diego relatou que a medalha conquistada é o resultado de um grande empenho “É muito bom saber para onde meu esforço está me levando”, conta. “Claro que a medalha é muito boa, mas, para mim, a melhor parte foi a oportunidade de ir pra Campinas e conhecer a Unicamp, principalmente pra quem tem interesse nessa área de matemática”, concluiu.
O professor Eliton já não atua mais na Escola de Aplicação, mas ele conta que a conquista na Olimpíada de Matemática da Unicamp foi a soma de sua vontade incessante de incentivo aos estudos com a vontade dos alunos em querer desenvolver os próprios estudos.
“Sempre acreditei que é papel fundamental do professor tentar motivar os estudantes. E eu vejo muito essa vontade de aprender e conhecer cada vez mais nos alunos da Escola da Aplicação. Eles não se limitam ao tradicional. Então eu sempre lancei essa proposta para eles”, contou.
Menção honrosa
Matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação do Recife, os estudantes Murilo de Luna Lisboa Ximenes, Matheus Melo Rodrigues e Matheus Di Lucca Machado Santos, sob orientação do professor Eliton, receberam uma menção honrosa durante a premiação da Olimpíada de Matemática da Unicamp.