Em todo o Estado, alunos concluintes alcançaram ótimas notas na redação do exame

A rede estadual de ensino está em festa com o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve as notas divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na redação, considerada decisiva para o acesso à universidade, diversos alunos concluintes de 2023 se destacaram com notas próximas à pontuação máxima, que só foi conquistada por 60 candidatos em todo o Brasil.

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no Recife, 35 estudantes alcançaram nota igual ou superior a 900 na redação. Um deles foi Erick Messias, destaque com nota 980. A conquista foi fruto de uma jornada de muita dedicação aos estudos, com apoio contínuo dos professores. “Foi um trabalho de muito esforço e de muito progresso. Minha professora me orientou a fazer uma redação por semana, revisava esses textos e dava dicas de como melhorar. Lembro que a primeira nota que eu tirei, no início do ano, foi 400. Com o passar do tempo, com as dicas que eu fui recebendo, com todas as aulas e todas as práticas durante a semana, eu fui evoluindo”, conta o vestibulando, que deseja ingressar em Medicina ou Enfermagem. 

A estudante Gabriely Alves, concluinte da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquina Lira, em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, foi outro destaque da rede estadual com a nota 980 na redação do Enem. Para a aluna, que sonha em ingressar no curso de Odontologia, o resultado é o somatório do seu esforço com o bom ensino que recebeu na escola. “A professora de redação era sempre atenciosa, dava aulas com vários exemplos de redação nota mil. Fui fazendo alguns modelos de redação para ir me preparando e afirmo que foi sim um progresso, uma evolução”, conta a estudante, que além das aulas da escola, assistia vídeos em casa sobre como preparar a redação. “Eu não fiz nenhum cursinho por fora, foi com meus esforços que obtive essa nota”, destaca. 

Rayane Wênia, concluinte de 2023 da Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura, em Belo Jardim, no agreste pernambucano, também brilhou na redação do Enem, com nota 980. Ela atribuiu a conquista ao seu crescimento durante o Ensino Médio.  “No primeiro ano, quando a gente começou, de fato, a aprender sobre redação e sua estrutura, eu escrevia bem, mas não conseguia organizar os meus pensamentos  e argumentar bem. Então, a gente começou a produzir redações e tinha feedback delas”, conta a estudante, que destaca os simulados promovidos pela escola como vitais para a sua preparação. “Não posso deixar de destacar o quanto foi importante para mim fazer o Enem como treineira. No primeiro ano, eu tirei 600 na redação, no segundo, tirei 800 e agora, no terceiro ano, consegui o 980”, relembra Rayane, que sonha em cursar Enfermagem e se especializar na área pediátrica.