A iniciativa “Torcida Legal” visa integrar escolas públicas com o evento
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) já estão movimentando a capital pernambucana e cerca de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino vivenciaram de perto a competição. O “Torcida Legal” é uma iniciativa da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) que tem como objetivo integrar escolas públicas da cidade sede ao certame, proporcionando aos estudantes acompanhar as disputas, participar de bate-papo com embaixadores dos jogos e conhecer toda a estrutura montada no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont para a maior competição esportiva educacional do Brasil.
Em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, a CBDE convidou três escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas no bairro de Boa Viagem, para os estudantes viverem um pouco do que experimentam os atletas que participam do evento. Todos os convidados receberam o kit JEBs com sacola, camisa, squeeze, caderno, caneta, lápis e borracha, além de desfrutar da infraestrutura dos brinquedos de entretenimento existentes na Fun Zone/Centro de Convivência.
Fotos: Josimar Oliveira/SEE
A primeira escola a participar do “Torcida Legal” foi a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Brigadeiro Eduardo Gomes, na manhã da última segunda-feira (23). Os estudantes puderam acompanhar as disputas da modalidade do tênis de mesa que ocorria no Santos Dumont e tiveram um verdadeiro workshop com o ex-jogador de futebol Washington Coração Valente, que é embaixador do JEBs.
“Foi tudo muito legal! São várias atrações, vários brinquedos e teve até um jogador de futebol para conversar com a gente. Achei tudo isso muito interessante. A gente pôde se divertir, ficar brincando, conhecer e tirar foto com o jacaré, que é o mascote dos jogos. Ver de perto esses esportes foi muito divertido. O JEBs é um dos lugares que eu mais gostei de visitar”, disse o estudante do 6º ano, Daniel Bezerra.
Na última quarta-feira (25) aproximadamente 200 estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Manoel Borba e Santos Dumont tiveram a oportunidade de conhecer o espaço. Durante toda a manhã, os alunos vivenciaram o que é estar no JEBs.
“Eu nunca tinha participado de nenhuma edição dos JEBs, e está sendo uma experiência muito boa. Estou em um local muito diferente do que estou acostumado, aqui eu pude socializar com meus amigos e me diverti bastante, além de conhecer pessoas novas e o grande jogador de futebol Washington”, relata o estudante Giovanni Barreto.
Para o embaixador dos JEBs, o ex-jogador de futebol Washington, a união entre a educação e o esporte é a principal ferramenta para o desenvolvimento dos jovens. “É muito gratificante estar aqui, ter a oportunidade de passar um pouco da nossa experiência para esses meninos. Eu participei do JEBs há alguns anos e hoje, como embaixador, passo a imagem e a ideia de que esporte transforma, forma o cidadão juntamente com a educação, assim cada um pode ser um grande cidadão, mas também um grande atleta”, ressalta Washington.