Os três alunos selecionados participarão de intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos 

O Programa Jovens Embaixadores, que promove intercâmbios de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública, divulgou a lista de selecionados para a sua próxima edição. Dos 46 estudantes de todo o País que vão participar da experiência, três são de Pernambuco. 

São eles:Claudio Vinicius Cabral Wanderley, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, no Recife; José Wagner Paixão dos Santos, da EREM Coronel João Francisco, em São Vicente Férrer, Mata Norte de Pernambuco; e Maria Eduarda de Aguiar Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Antônio Arruda de Farias, em Surubim, no Agreste do Estado. Os jovens foram escolhidos por possuírem perfil de liderança e por participarem de iniciativas de impacto social em suas comunidades.

A programação do intercâmbio começa ainda em solo brasileiro, com uma orientação pré-partida em São Paulo. Em seguida, os jovens viajam para os Estados Unidos entre os dias 20 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024 para uma experiência que engloba oficinas sobre liderança, projetos de empreendedorismo social, reuniões com representantes do governo norte-americano e visitas a escolas da região, onde farão apresentações sobre o Brasil e seus estados. 

Após uma breve passagem pela capital norte-americana, Washington, D.C, os estudantes serão divididos em grupos menores e seguirão para uma das outras três cidades que fazem parte do programa: Kalamazoo, Pensacola e Tulsa. Os jovens embaixadores serão hospedados por uma família voluntária e terão a oportunidade de vivenciar a cultura e o dia a dia dos estadunidenses.

O intercâmbio é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), das Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos espalhados pelas mais diversas partes do país. Ao todo, 798 jovens estudantes brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa.