Votação popular para escolha do melhor vídeo começa nesta terça-feira (24)

Estudantes de 19 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) estão participando do Desafio Videos for Change, que propõe a criação de um vídeo de um minuto para dar visibilidade a uma causa social que os mobiliza. De 24 a 30 de outubro, uma votação popular escolherá o melhor vídeo dentre os mais de 100 que estão concorrendo ao título. Para votar, basta acessar este link.

O resultado da votação será exibido na live de premiação, no dia 9 de novembro, que será transmitida a partir das 11h no canal do Desafio Videos for Change no Youtube e na página do Facebook.

Durante o período de votação popular, os vídeos também serão analisados por um corpo de jurados multidisciplinar que elegerão as melhores produções audiovisuais segundo as categorias “originalidade e criatividade”, “melhor uso dos recursos técnicos”, “chamada para ação”, “narrativa coerente” e “melhor vídeo”. As equipes vencedoras receberão um troféu e cada membro ganhará medalha, certificado, uma mochila e um ring light.

Ao todo, participam do desafio 1.276 estudantes e 24 professores orientadores da rede pública estadual. O desafio começou em agosto, com uma formação para docentes de 30 ETEs. Durante todo o processo, os alunos desenvolveram o pensamento crítico, a capacidade de argumentação lógica, a empatia e o trabalho em equipe.

O projeto é parte de um programa da ONG Viven –  Cidadãos para um amanhã melhor que promove a implementação de um currículo voltado para a educação cidadã nas escolas técnicas do Estado por meio de atividades baseadas na Neurociência, na Teoria dos Jogos e na Economia Comportamental. O currículo foi desenvolvido em parceria com a High Resolves, organização australiana que é pioneira na educação cidadã hoje está presente em vários países, como Estados Unidos, Canadá, China, França e Índia.