secretaria de educação, escada, pernambuco, aacd

Ação é baseada na educação ambiental vivenciada nas aulas 

Estudantes da disciplina eletiva “Educação Ambiental” da Escola Escola Técnica Estadual (ETE) Luiz Dias Lins, situada na cidade de Escada, na Mata Sul de Pernambuco, realizaram, nesta quinta-feira (14), a entrega de brinquedos e roupas que foram arrecadados durante uma campanha organizada na própria unidade de ensino. A ação aconteceu na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), localizada na Ilha de Joana Bezerra, no Recife, e contemplou os pacientes da entidade.

Além do gesto caridoso neste período natalino, a iniciativa também traz questões ambientais, uma vez que os itens doados, antes em desuso, agora passarão a ser reutilizados por quem mais precisa. Ao todo, 24 estudantes e dois professores participaram da entrega de centenas de brinquedos e roupas.

O estudante do segundo ano, Kleberson Costa, se disse realizado em participar da ação. “Chegar aqui e cumprir a missão é muito bom pra alma. Nossos professores pregam para nós, alunos, o protagonismo juvenil. Então, nós mesmos arrecadamos os brinquedos e roupas, corremos atrás de tudo, e conseguimos fazer uma boa ação como essa”, contou.

Fotos: Filipe Jordão

Durante as aulas, os estudantes se aprofundaram sobre os três “Rs” da Sustentabilidade: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Para entender sobre a redução, os alunos visitaram o Museu da Compesa, em setembro, para aprender sobre a importância do consumo consciente de água. Já em novembro, eles visitaram uma fábrica de pia de inox em Escada,  e assim entenderam sobre a importância da reciclagem.

Durante a doação dos brinquedos e roupas, os estudantes puderam vivenciar, na prática, a questão da reutilização. “Falar sobre educação ambiental nas escolas é reconhecer a importância do meio ambiente. A gente desenvolve o coletivo e cria práticas sustentáveis. Isso garante que as próximas gerações aprendam a cuidar do nosso planeta de forma que possamos reciclar, reutilizar e, principalmente, reduzir os danos causados pelas nossas rotinas de consumo desordenada”, pontuou o professor Martiniano Guedes.

A estudante Layla Vitória Oliveira, também do segundo ano, gostou da vivência. “Foi muito gratificante. A gente aprendeu a cuidar melhor do planeta e ajudar o próximo. Quando a gente chega aqui, a gente percebe o quanto é importante ajudar”, relatou. 

Fotos: Filipe Jordão