Texto: Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)

Em 2024, a OMU chega à 40ª edição; projeto é voltado para alunos do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Fundamental; inscrições seguem até 13 de abril

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições abertas para sua 40ª edição. Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc), o projeto é voltado para estudantes do ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As inscrições seguem até 13 de abril e podem ser feitas pelo site. 

A OMU tem uma proposta original e que se difere de outras competições de matemática. Para participar é preciso formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. Com isso, a proposta é que os participantes discutam e busquem juntos soluções para os problemas e desafios apresentados. 

Além disso, os estudantes do ensino médio que chegam à fase final têm a oportunidade de realizar uma prova individual. Caso conquistem medalhas, eles têm a chance de ingressar em 10 cursos de graduação da Unicamp pelo edital de Vagas Olímpicas. Em 2024, dois estudantes medalhistas se matricularam em cursos da Universidade, uma das melhores e mais importantes da América Latina.

O edital prevê ingresso pela OMU nos seguintes cursos: engenharia física, física médica, física, matemática, matemática aplicada e computacional, matemática (licenciatura), física (licenciatura), engenharia de transportes, estudos literários e farmácia.

Como funciona a OMU

A Olimpíada possui três fases. As duas primeiras são realizadas de forma virtual e com duração de uma semana cada. A terceira fase é presencial na Unicamp, em Campinas-SP. No dia seguinte é feita a emocionante cerimônia de premiação com entrega de medalhas de ouro, prata e bronze. 

As provas são dissertativas e além da correção tradicional, também são avaliadas a qualidade do texto e argumentação, de maneira comparativa.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, explica que a proposta é que os participantes respondam às perguntas com argumentação, justifiquem os passos e exponham o seu raciocínio. 

“A prova da OMU permite que os estudantes resolvam mas também formulem problemas, algo fundamental para um matemático. Por isso, cada fase tem uma semana de duração para que os grupos discutam, pesquisem, se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas”, afirma.

As provas são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). 

“Nosso interesse não é apenas com o resultado final, mas também com o raciocínio, os passos e a argumentação das equipes”, afirma Firer. 

Datas e etapas da competição

A primeira fase online ocorrerá de 23 a 29 de abril. A segunda, também online, de 4 a 10 de junho. Já a terceira fase, de onde sairão os grupos medalhistas, será realizada presencialmente na Unicamp, no dia 31 de agosto.

No dia seguinte à prova, dia 1º de setembro, será realizada uma emocionante cerimônia de premiação, na própria Universidade, onde serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze. Também são premiadas as equipes que se destacarem pela qualidade de redação e argumentação das respostas. 

SERVIÇO:

Inscrições de 01/03 a 13/4
1ª fase (online):  23 a 29/4
2ª fase (online): 4 a 10/6
3ª fase (presencial): 31/8
Prova individual e Cerimônia de premiação (presencial): 1/09

Equipes de escolas públicas: R$ 60,00 (por equipe)
Equipes de escolas particulares: R$ 180,00 (por equipe)

Alunos de escolas públicas, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Bolsa Família devem solicitar, até dia 5 de abril, a isenção da taxa de inscrição.

Inscrições e mais informações no site: www.olimpiada.ime.unicamp.br

Conheça mais sobre a OMU no vídeo-documentário sobre a final em 2023 https://www.youtube.com/watch?v=a8d2dynxnDI